• by Brunelson

The Doors: relembrando performance das canções "The Crystal Ship" e "Light My Fire" em 1967


Uma tradição para muitos, American Bandstand era um programa de TV que oferecia às crianças e adolescentes de todo os EUA a chance de ver as bandas mais recentes em cena.

Em julho de 1967 foi a vez do revolucionário THE DOORS, comandado pelo rei lagarto, Jim Morrison.

A influência do THE DOORS na cultura e na música é difícil de contestar. O desenvolvimento da arte musical do grupo deve ter sido uma inspiração para muitos artistas nos anos 70 que desenvolveram os seus próprios personagens, filmes e conteúdo, bem como a sua própria direção musical.

Entretanto, em 1967 a banda estava prestes a embarcar em sua agora infame turnê europeia que iria reunir ainda mais seguidores para o seu som. O grupo se separou de qualquer facção, estabelecimento e retórica política com a qual não concordassem e por causa disso levou uma legião de fãs junto com eles.

Jim Morrison combinou a intensidade de Elvis Presley e seu fervor com o intelectualismo de Bob Dylan, tudo combinado com o tipo de relutância em ser "acorrentado" pelo sistema e que mais tarde formaria a ideia do movimento punk.

O vocalista do THE DOORS foi um visionário, sempre procurando “passar para o outro lado”, por assim dizer. Eles foram criadores de tendências no mínimo revolucionárias em seu melhor.

A performance no American Bandstand não só nos dá a chance de olhar para uma jovem banda, mas também a enorme lacuna entre o intelectualismo e a liberdade das letras do THE DOORS com o público que aceita de bom grado as suas mudanças.

A filmagem mostra o grupo não apenas tocando a clássica canção "Light My Fire" - que definiria a banda em mais de uma forma - mas também a gloriosamente bela música "The Crystal Ship" (ambas lançadas no álbum de estreia, "The Doors", 1967).

Junto com a apresentação, também é nos entregue uma breve entrevista e que vale a pena assistir no vídeo no final dessa matéria.

Apresentador: Muitas pessoas pensam que vocês são de San Francisco. Isso é verdade?

Jim Morrison: Não. Na verdade nos formamos em Los Angeles e fazemos muitos shows em San Francisco.


Apresentador: Essa é a explicação de por que você tem esta associação. Por que tanta coisa está acontecendo em San Francisco? Você saberia dizer?

Morrison: O oeste é o melhor.


Apresentador: Tudo bem... E vocês já escolheram um nome para o novo álbum do THE DOORS?

Morrison: Acho que irá se chamar "Strange Days” (2º disco, 1967).

Apresentador: Tudo bem... Ok, façam aquilo que colocou fogo em todo o mundo da música. Senhoras e senhores, novamente, THE DOORS!”


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques