• by Brunelson

Soundgarden: quando o baterista tentou trocar uma corda de guitarra para Kurt Cobain


Matt Cameron, baterista do SOUNDGARDEN e do PEARL JAM, foi recentemente entrevistado pelo podcast Seattle Today e lembrou da vez em que Kurt Cobain pediu para ele trocar uma corda da sua guitarra, dizendo que se sentiu honrado com o pedido.

Cameron também se lembrou do poder de ver Dave Grohl tocando bateria pela 1ª vez num show com o NIRVANA e outros assuntos.

Era noite de 17 de abril de 1991, agitada como vinha sendo para a cena musical florescente de Seattle. ALICE IN CHAINS já tinha o seu hit no mainstream com a música "Man in The Box" (1º disco, "Facelift", 1990) e os discos "Ten" do PEARL JAM, "Nevermind" do NIRVANA e "Badmotorfinger" do SOUNDGARDEN, nem tinham sido lançados ainda - sendo que alguns desses grupos já estavam filmando cenas de suas contribuições para o que se tornaria no clássico filme cult, "Singles", do diretor Cameron Crowe.

Enquanto isso, nesta data em abril, NIRVANA fazia um show no clube OK Hotel, concedendo a estreia ao vivo da música "Smells Like Teen Spirit".


* Nirvana: breve review da 1ª performance ao vivo de "Smells Like Teen Spirit"

Presentes no clube OK Hotel naquela noite estavam Kim Thayil (guitarrista do SOUNDGARDEN) e Matt Cameron, onde o baterista do SOUNDGARDEN contou a história de como ele teve as honras de se tornar o técnico improvisado de guitarra de Kurt Cobain neste show, bem como relembrar suas memórias sobre a bateria de Dave Grohl.

Seguem alguns trechos dessa entrevista:

"Nós ficamos sabendo que o NIRVANA iria fazer um show no clube OK Hotel com Dave Grohl na bateria. Acho que era somente o 2º ou 3º show dele aqui em Seattle tocando com o NIRVANA, não sei, mas de qualquer forma, fomos para o beco atrás do clube OK Hotel, batemos na porta e Krist Novoselic estava lá (baixista do NIRVANA) e ele nos deixou entrar".

“Houve um momento em que Kurt - eu não o conhecia muito bem, mas éramos definitivamente familiares, conhecidos e colegas - havia arrebentado uma corda da sua guitarra enquanto treinava e ele me entregou a guitarra e disse: 'Você poderia trocar a corda pra mim?'"

"Kurt tinha uma lancheira do Scooby-Doo com apenas algumas cordas embrulhadas. Eu não sabia qual corda eu deveria trocar, mas mesmo assim comecei a mexer nas cordas e pensei depois: 'Eu não sei qual corda vai aqui nessa porra!', então, alguém entrou no camarim e felizmente terminou o trabalho pra mim... Mas foi legal, tipo: 'Troque a corda da minha guitarra!' 'Com prazer, senhor! O prazer é todo meu...' Foi uma honra".

Eles sempre foram ótimas pessoas e me lembro também de vê-los num show no clube Vogue numa terça-feira a noite em 1989, com Chad Channing na bateria (que gravou o álbum 'Bleach' do NIRVANA). Kim e eu também estávamos lá e Kurt veio até nós e se apresentou. Tínhamos ouvido o 1º single deles que foi da canção 'Love Buzz' e adoramos. Acho que tem uma foto por aí de Kurt neste show com um adesivo do SOUNDGARDEN em sua guitarra. Eu tinha ficado sabendo que Kurt realmente tinha amado o nosso 1º EP de 1987, 'Screaming Life', então, foi legal da parte dele vir até nós".

"Mas naquele show em 1991, eu estava assistindo Dave Grohl tocar pela 1ª vez e fiquei surpreso com a sua maldita força. Como ele era apertado no som e os tempos eram perfeitos. Eu me lembro de uma garrafa d'água de plástico nojenta que ele tinha bem ao lado do pé esquerdo. Era pura serragem de baqueta caindo na garrafa e o recipiente estava muito sujo".

Cameron finalizou: "E ele ainda usava umas meias nojentas, tipo meias de lã, não sei, e eu pensava: 'Essa é a pior combinação que já vi na minha vida para tocar bateria!', mas Dave estava apenas batendo forte pra caralho e ele beberia aquela água de serragem nojenta, porque isso era tudo o que tínhamos, sabe?"


Confira justamente essa estreia ao vivo da canção "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA em abril de 1991, a qual Matt Cameron se referiu nessa entrevista:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques