top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: "foi Andy Wood, eu garanto", em ter influenciado a carreira musical de Chris Cornell





Kim Thayil, guitarrista do SOUNDGARDEN, enfatizou que Andy Wood (vocalista do MOTHER LOVE BONE) foi quem encorajou o vocalista do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, a ser mais produtivo e a não pensar demais no processo criativo, apontando que Cornell costumava ficar “constrangido” em compor músicas no início de carreira.


É sabido a bela história da amizade entre Andy Wood e Chris Cornell. Os dois músicos eram conhecidos por serem melhores amigos, dividiam o mesmo apartamento e eram mentores um do outro, com um sempre incentivando o outro a melhorar suas habilidades musicais.


Depois de participar da ode vitoriosa de Cornell a Wood com a banda TEMPLE OF THE DOG (que contava com membros do SOUNDGARDEN e MOTHER LOVE BONE), logo depois as sementes daquela amizade dariam frutos e assim se formaria o PEARL JAM.


Em uma entrevista recente ao programa do músico Pete Thorn, Thayil disse que Andy Wood deveria ser creditado por ensinar Chris Cornell a não ser constrangido em criar canções: “Isto seria atribuído ao relacionamento de Chris com Andy, à ideia de escrever material e compartilhá-lo com a banda ou o público, e não se tornar muito apegado a isso”.



“Essa foi a atitude de Andy. Ele era colega de quarto e amigo muito próximo de Chris, que foi realmente prolífico para a vida de Chris. Andy ficava sentado em seu quarto com seu teclado ou gravador portátil e gravava ideias de músicas, pequenas partes ou músicas completas. Ele as documentava e lhes dava títulos, sendo que muitos deles eram realmente ruins, alguns eram bons e alguns eram simplesmente brilhantes pra c... O que ele queria dizer, era: ‘Eu escrevi e vou documentar. Se as pessoas não gostarem, tudo bem'”.


“Chris era mais constrangido, eu era muito constrangido também e Hiro Yamamoto (baixista) era muito autocrítico. Às vezes, nem apresentávamos uma ideia para a banda, porque nos questionávamos antes”.


Kim Thayil também disse que leu em entrevistas, que o fato de terem ensinado Chris Cornell a não duvidar de si mesmo, é atribuído a certos produtores musicais, mas afirma que o falecido vocalista do MOTHER LOVE BONE deve ser creditado por isso: “Foi Andy Wood, eu garanto. Li uma série de coisas que atribuem isso a outras pessoas e produtores, mas não foram elas. Chris aprendeu isso antes de gravarmos o álbum ‘Superunknown’ (4º disco, 1994), antes de gravarmos o álbum ‘Badmotorfinger’ (3º disco, 1991) e antes do TEMPLE OF THE DOG”.


“Quando perdemos Andy, Chris levou em consideração a beleza dessa pessoa e sua criatividade, e o fato de que ele era tão prolífico e que era considerado por todos, reverenciado e que sentimos muita falta”.


O guitarrista do SOUNDGARDEN finalizou: “E isso motivou Chris de 02 maneiras. Uma delas foi falar comigo sobre pedir para que Ben Shepherd (baixista) se juntasse à banda porque ele era do mesmo bairro que Andy Wood morava… A 2ª coisa foi que Chris se tornou realmente uma pessoa prolífica”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page