Soundgarden: ator Jim Carrey fez o discurso de indução da banda no Rock and Roll Hall of Fame 2025; confira vídeos da performance da banda
- by Brunelson
- há 3 horas
- 4 min de leitura

O ator Jim Carrey fez o discurso de indução do SOUNDGARDEN no Rock and Roll Hall of Fame neste sábado a noite (08/11/2025): "Quando a cena musical de Seattle explodiu no começo dos anos 90, ressuscitou o rock and roll para mim", disse o ator.
Ontem a noite aconteceu a cerimônia anual do Rock and Roll Hall of Fame no Peacock Theater, em Los Angeles, com mais homenageados incluindo THE WHITE STRIPES, BAD COMPANY, Joe Cocker e outros.
Os membros do SOUNDGARDEN foram recebidos com uma cerimônia repleta de estrelas, que incluiu uma apresentação da banda com amigos músicos de Seattle e região.
Em 1996, Jim Carrey apresentou um episódio do programa de auditório da TV americana, o Saturday Night Live, onde o SOUNDGARDEN tinha sido a atração musical daquele episódio.
Após o falecimento trágico de Chris Cornell em maio de 2017, Carrey tinha ido às redes sociais para postar uma foto de uma guitarra que ele ganhou de presente do SOUNDGARDEN, escrevendo: "Essa é a guitarra que Chris Cornell e o SOUNDGARDEN me deram de presente na noite em que fizemos juntos o programa Saturday Night Live em 1996. Chris era uma pessoa muito especial".
Naquela noite em 1996, SOUNDGARDEN fez uma apresentação memorável de 02 músicas novas em divulgação ao seu novo álbum na época, "Down on The Upside" (5º disco, 1996), que foram as canções “Burden in My Hand” e “Pretty Noose”.
Após a apresentação do grupo no programa de TV, Cornell e seus companheiros de banda surpreenderam Carrey, lhe dando de presente a mesma guitarra que Cornell havia acabado de tocar durante a transmissão ao vivo na TV, e ainda autografando-a como um gesto de agradecimento.
Voltando para 2025, o ator começou falando em seu discurso no Hall of Fame: "Você pode se perguntar por que o SOUNDGARDEN – a realeza do rock and roll – escolheria Jim Carrey para apresentá-los no Hall of Fame? Existe alguma conexão profunda e cósmica entre nós, ou o 'Homem-Colher' não estava disponível?" ("Spoonman", artista de rua de Seattle e que ganhou uma música da banda com seu nome).
Carrey revelou ainda em seu discurso no Hall of Fame que, quando apresentou o Saturday Night Live em 1996, ele insistiu aos produtores do programa que o SOUNDGARDEN fosse a atração musical. E após o programa, ganhou de presente uma guitarra Fender Telecaster de Chris Cornell: "Quando a cena musical de Seattle explodiu no começo dos anos 90, ressuscitou o rock and roll para mim. E quando ouvi o SOUNDGARDEN pela 1ª vez, não fiquei apenas empolgado. Eu queria mesmo vestir uma blusa de flanela e sair correndo pelas ruas gritando: 'Minha mãe fumou durante a gravidez!'"
Após o discurso de Carrey, a filha de Cornell, Lily (do 1º casamento do cantor), subiu ao palco para dizer: "Estou muito, muito feliz por ele ter tido a oportunidade de fazer música com seus amigos", disse ela sobre seu falecido pai. "No fim das contas, é disso que se trata. Sei o quanto isso lhe trouxe propósito e o quanto significou para as pessoas que ouviram essa banda. É isso que guardarei no meu coração esta noite". Sua fala pareceu mais de apoio e reconhecimento aos membros sobreviventes da banda, do que ficar ao lado da viúva de Cornell, que tinha retido através de uma ordem judicial as 07 músicas inéditas que o grupo estava gravando para um novo álbum de estúdio em 2017 - meses antes do falecimento do vocalista e que já contavam com o vocal gravado de Cornell. Agora, após um turbilhão judicial que demorou anos, as mesmas serão lançadas em 2026.
Cada membro da banda, o guitarrista Kim Thayil, o baterista Matt Cameron, os baixistas Ben Shepherd e Hiro Yamomoto (baixista original, que deixou o grupo em 1989), também fizeram discursos de homenagem.
"Chris Cornell, estamos sentindo muito a sua falta aqui no palco essa noite", disse Yamomoto, que também deu uma alfinetada em Vicky Cornell, viúva de Chris. "Ouvimos tantas histórias de como a música que criamos se tornou somente sua, mas essa noite é o maior reconhecimento de todos. E para todos os outros aí fora, especialmente vocês, jovens negros, vamos fazer um rock!"
Em seguida, iniciou-se a apresentação do SOUNDGARDEN no Hall of Fame, que refletiu a cena musical de Seattle e região, com músicos convidados como o guitarrista Mike McCready (PEARL JAM), o guitarrista/vocalista Jerry Cantrell (ALICE IN CHAINS), a cantora Brandi Carlile, a vocalista Taylor Momsen (PRETTY RECKLESS), a guitarrista Nancy Wilson (HEART) e a outra filha de Cornell do seu 2º casamento, com sua bela e doce voz, Toni Cornell.
SOUNDGARDEN apresentou as seguintes músicas em sua noite de indução no Hall of Fame. Confira também as apresentações:
Rusty Cage (com Taylor Momsen e Mike McCready)
Black Hole Sun (com Brandi Carlile, Taylor Momsen e Jerry Cantrell)
Fell on Black Days (com Nancy Wilson e Toni Cornell)














































Comentários