top of page

Radiohead: grupo irá lançar disco ao vivo das músicas do álbum "Hail to The Thief"

  • by Brunelson
  • 14 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

RADIOHEAD está homenageando seu 6º álbum de estúdio, "Hail to The Thief" (2003), lançando uma coletânea ao vivo de gravações inéditas de 2003 a 2009.


Esse registro será lançado em formato digital e também estará disponível em vinil no dia 31 de outubro de 2025. E como forma de divulgação, o grupo lançou um vídeo ao vivo e inédito da canção "There, There", gravado em Buenos Aires em 2009. As demais músicas foram retiradas de shows realizados em Londres, Amsterdam e Dublin.


Assim como o jornalista, Will Hermes, escreveu para a revista Spin na época do lançamento do disco "Hail to The Thief" em 2003: "O álbum é motivado por stress psíquico, neste caso, a pressão exercida sobre as pessoas de consciência por um mundo em que as chamadas democracias apressam o processo eleitoral e atacam nações em vez de praticar a diplomacia. Começando pelo título do disco (um slogan comum em cartazes de protesto que desrespeitam o presidente americano George W. Bush), o álbum está repleto de narradores assombrados pela guerra, prontos para se esconderem em sacos de areia (a música "2+2=5") ou ficar deitado dentro de um bunker (a música "I Will"). Alguns deles imaginam caminhar em um chão recheado de balas de munição (a música "Scatterbrain") e arrastar seus mortos para fora (a música "A Wolf at The Door"). Outros querem sugar seu sangue ou comê-lo vivo, e os pessimistas são impotentes: 'Tentamos, mas não havia nada que pudéssemos fazer', canta o vocalista Thom Yorke na canção "Backdrifts", um blues conspiratório com batidas digitais inquietas".


Em entrevista para a revista Spin em 2003, Yorke havia dito se referindo ao nome que deram ao disco "Hail to The Thief": “Se a motivação para nomear nosso álbum tivesse sido baseada apenas na eleição americana, eu acharia isso bem superficial. Pra mim, trata-se de forças que não são necessariamente humanas, mas forças que estão criando esse clima de medo. Enquanto gravava esse disco, fiquei obcecado com a forma como certas pessoas são capazes de infligir uma dor incrível aos outros e acreditando que estão fazendo a coisa certa. Elas estão tirando a alma das pessoas antes mesmo de morrerem. Minha namorada, que é especialista na literatura de Dante, me disse que essa era a teoria de Dante sobre autoridades. Eu fiquei simplesmente dominado por todo esse medo e escuridão, e esse medo é o 'ladrão' do título do nosso disco”.


Agora, em um comunicado oficial da banda sobre lançar essas gravações ao vivo do disco "Hail to The Thief", Yorke concluiu: "Pedi para ouvir algumas gravações ao vivo de arquivo das nossas músicas e fiquei chocado com a energia por trás da forma como tocávamos. Mal nos reconheci e isso me ajudou a encontrar um caminho a seguir. Decidimos mixar essas gravações ao vivo e lançá-las, porque teria sido uma loucura guardá-las só para nós. Foi um processo muito catártico e esperamos muito que vocês gostem".


RADIOHEAD lançou seu último álbum de estúdio em 2016, "A Moon Shaped Pool" (9º disco), e sua última apresentação ao vivo foi em 2018. Desde então, cada membro da banda está envolvido em projetos solo ou em bandas paralelas, deixando ativo o legado do RADIOHEAD somente com relançamentos dos seus álbuns de estúdio.


Confira o vídeo ao vivo e inédito da canção "There, There", que o RADIOHEAD disponibilizou em divulgação ao lançamento do seu disco ao vivo das músicas do álbum "Hail to The Thief":


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page