- by Brunelson
top of page
Os primeiros dias do PEARL JAM vieram com uma porta giratória de bateristas entrando e saindo do grupo.
Embora a maior parte da banda (toda a linha de frente) tenha se mantido até hoje, desde quando se uniram quase imediatamente para gravarem o álbum de estreia, "Ten" (1991), levaria anos até que eles tivessem um baterista estável lhes acompanhando, com a maioria deles saindo do grupo em poucos anos.
Em seu lugar entraria Matt Chamberlain (1991), que apareceria no videoclipe da música "Alive" (1º disco), mas logo pediria para sair do grupo, ao aceitar o convite para ser o baterista da banda do programa televisivo americano, Saturday Night Live.
Somente depois que Dave Abbruzzese entraria no PEARL JAM (1991 à 1994, foto), fazendo a turnê do disco "Ten" e ainda gravando a bateria nos álbuns "Versus" (2º disco, 1993) e "Vitalogy" (3º disco, 1994).
Embora eles parecessem estar em terreno seguro por um bom tempo com o baterista Dave Abbruzzese, não demoraria muito para que as tensões aumentassem em seu relacionamento.
Embora Abbruzzese pensasse que ingressar em uma nova e promissora banda de rock era um sonho que se tornava realidade, não demorou muito para que surgissem conflitos de personalidade entre ele e o vocalista Eddie Vedder.
E o amor de Abbruzzese por armas apareceu até nas letras da música "Glorified G", onde Vedder zomba da coleção de armas do baterista, alegando que ele precisa possuir armas para se chamar de homem (Abbruzzese teria entrado um dia no estúdio para as gravações desse disco exibindo 02 armas em suas mãos).
À medida que a banda experimentava novos sons, as tensões ficaram ainda piores no estúdio, incluindo um caso em que Abbruzzese acidentalmente derrubou uma das guitarras de Vedder que foi dada a ele por Pete Townshend, guitarrista do THE WHO.
Um dos assistentes de produção do disco "Vitalogy", Adam Kasper (que futuramente iria trabalhar com o PEARL JAM em outros discos) se lembrou de Vedder dando passos para empurrar Abbruzzese um pouco mais longe de suas guitarras, relembrando: “Dave Abbruzzese era um músico muito mais 'estiloso' sonoramente falando e Eddie Vedder gostava mais de um som cru".
Realmente, é fato que a sonoridade do PEARL JAM de suas músicas quebraceiras foram sofrendo metamorfoses no decorrer do tempo, saindo do funk rock para o punk rock.
Porém, devido a problemas de saúde mental (bi-polar) e física (inflamação nos tendões dos braços), Irons pediu para sair da banda em 1998 e foi quando eles chamaram Matt Cameron, já que o SOUNDGARDEN estava separado naquela época.
Mais Recentes
Destaques
2016 by RockInTheHead - Brasil
bottom of page
Comments