top of page
  • by Brunelson

Dave Abbruzzese: "o que a música teria sido se o Pearl Jam tivesse continuado com aquela formaç


Pearl Jam

O ex-baterista do PEARL JAM, Dave Abbruzzese, foi recentemente entrevistado pela revista Rolling Stone India e foi questionado sobre a ótima música que ele poderia ter feito com a banda se não tivesse sido demitido em 1994.


Abbruzzese entrou no grupo para fazer a turnê do 1º disco, "Ten" (1991), e gravou o 2º e 3º disco, "Versus" (1993) e "Vitalogy" (1994).


Jornalista: Você foi o baterista de 02 dos mais influentes álbuns do PEARL JAM. Como foi essa experiência? Você desejaria que as coisas tivessem sido diferentes?


Abbruzzese: Como foi a experiência? Ah... Essa é uma pequena pergunta com uma resposta enorme. Foi uma boa experiência, nós trabalhamos muito e geramos o sucesso que se seguiu. Foi realmente incrível fazer parte de um grupo tão poderoso, de onde estávamos quando iniciamos até onde estávamos quando fui demitido da banda, mas foi uma experiência gratificante.


Abbruzzese: Eu não olho para a vida de tal forma que me permite desejar que as coisas tivessem sido diferentes, sabe? Faço todos os esforços para apreciar todos os aspectos da minha experiência de vida e dito isso, eu me pergunto o que a música teria sido se a banda tivesse continuado com aquela formação.


A demissão do baterista não foi explicada no documentário que narra a história do PEARL JAM e que celebra os 20 anos de banda, "PJ20" (2011), do diretor Cameron Crowe.


Em 2017, os jurados do Rock'n Roll Hall of Fame não incluíram Abbruzzese na cerimônia de premiação junto com o PEARL JAM, apesar do grupo ter soltado uma nota oficial convocando todos os ex-bateristas que passaram pela banda.


Há um tempo atrás, Abbruzzese havia sido entrevistado pelo jornalista Michael Aubrecht e disse: “Essa experiência começou num período muito desafiador na minha vida, quando fui demitido de uma banda. Então, ser desacreditado, desrespeitado e ainda ficar de fora da história desse grupo, com o passar do tempo, parece que isto gerou um rancor que se formou em torno da minha participação..."


O site rockinthehead tem publicado a resenha do álbum "Versus" e uma entrevista que o guitarrista Mike McCready havia feito em 2015, onde há vislumbres do motivo da demissão deste grande baterista e que marcou uma época.


Para conferir, é só clicar nos links abaixo:




Confira a performance do PEARL JAM no MTV VMA em 1993, da canção "Animal" (2º disco, "Versus") e com Dave Abbruzzese na bateria:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page