top of page
  • by Brunelson

Nirvana: "tenho as minhas teorias de por quê muitas pessoas se conectaram a Kurt Cobain e a banda"


Muitos discos icônicos estão comemorando aniversários expressivos em 2021, dentre eles, o 2º álbum de estúdio do NIRVANA e que mudou os rumos do rock, "Nevermind" (1991).


Esse disco chegou com fanfarra mínima no mercado, estreando na posição nº 144 no ranking da Billboard, mas rapidamente se tornou uma sensação suprema devido a propaganda de boca a boca e aparências constantes na MTV, vendendo mais de 10 milhões de cópias em seus primeiros 08 anos - de acordo com a Recording Industry Association of America.

O álbum "Nevermind" foi precedido pelo seu single principal, a música "Smells Like Teen Spirit", que com o passar do tempo também iria encabeçar os principais rankings ao redor do planeta.

Conforme está descrito nos créditos desta canção no encarte do álbum "Nevermind", este hino grunge foi co-escrito pelo vocalista/guitarrista, Kurt Cobain, e pelo baterista Dave Grohl e baixista Krist Novoselic como uma homenagem ao PIXIES.

NIRVANA gravou primeiramente a demo dessa música na zona rural de Tacoma (cidade próxima a Seattle), antes de gravá-la oficialmente no lendário Sound City Studios em Los Angeles em maio de 1991.

“Éramos crianças... Acho que tinha 21 anos de idade quando estávamos aprendendo a tocar esta canção", disse Dave Grohl ao jornal USA Today.

"Tínhamos um espaço de ensaio em Tacoma que era antes um celeiro e nós só queríamos ensaiar e trabalhar. Essa era a nossa vida na época, tipo, estávamos apenas comendo e dormindo para que pudéssemos voltar a este espaço de ensaio e compor mais músicas".

Grohl é agora o vocalista/guitarrista da sua própria banda, FOO FIGHTERS, que lançou o seu 10º álbum de estúdio no começo de fevereiro de 2021, "Medicine at Midnight".

Mas Grohl se lembra vividamente da primeira vez que o NIRVANA tocou a música "Smells Like Teen Spirit" ao vivo para uma plateia, que foi na casa de shows chamada OK Hotel, em Seattle, no dia 17 de abril de 1991 (05 meses antes do lançamento do disco "Nevermind").



“Normalmente, quando você toca uma canção no show que não faz parte do seu repertório, as pessoas prestam atenção e ouvem”, disse Grohl.

“Mas a primeira vez que tocamos a música 'Smells Like Teen Spirit', o lugar enlouqueceu e isso não tinha acontecido antes conosco, então, eu não sabia o que realmente iria significar... Eu só sabia que, sonoramente, aquilo iria fazer as pessoas se mexerem e realmente aconteceu".

Além disso, Grohl não consegue articular porque, em particular, a canção "Smells Like Teen Spirit" continuou ressoando 30 anos depois. Ela está em 9º lugar na lista das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos da Revista Rolling Stone" e foi incluída no Grammy Hall of Fame em 2017.

"A minha conexão com essas músicas do NIRVANA é um pouco mais profunda do que apenas musical", admitiu Grohl.

"Então, quando eu ouço estas canções na rádio, é quase como voltar para a casa da sua mãe e folhear os mesmos álbuns de fotos que ela tem desde que você era criança, você me entende?"

“Você já olhou para aquela foto umas mil vezes e já está sumindo de sua memória, mas quando você a olha novamente, lhe traz de volta àquele momento e sentimento. Então, quando ouço essas músicas do NIRVANA, isso me leva de volta àquele dia em que elas foram gravadas, tipo, me lembro até da camisa que usei naquele dia".

“Me lembro de como estava frio ou posso me lembrar da bateria... Sabe, essa é a minha conexão com estas canções".

“Eu tenho as minhas teorias sobre por quê tantas pessoas se conectaram a Kurt Cobain e por que o NIRVANA se tornou uma banda popular, mas a minha teoria é um pouco mais distorcida do que a de um real crítico musical”.

Junto com a música "Smells Like Teen Spirit", o disco "Nevermind" gerou outros sucessos massivos para o NIRVANA, que encerrou as suas atividades em 1994 após a morte de Kurt Cobain.


Canções como "Come as You Are", "Lithium" e "In Bloom", também foram todas lançadas como singles do álbum, além de músicas que ficaram eternizadas como "Breed", "Polly", "Territorial Pissings", "Drain You" e "On a Plain" - não seria o álbum inteiro, então?


"Smells Like Teen Spirit"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page