Nirvana: breve review da 1ª performance ao vivo de "Smells Like Teen Spirit"

June 9, 2020

 

O site rockinthehead resolveu viajar no tempo para um dia especial em 1991, revisitando uma performance memorável. No momento em que Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl tocaram pela 1ª vez ao vivo a icônica música "Smells Like Teen Spirit", single do 2º álbum do NIRVANA, "Nevermind" (1991).

 

Algumas músicas são tão onipresentes em sua cena ou no artista que as criaram, que até os dias de hoje elas ainda soam poderosas e marcantes. Em contra-partida, pergunte a qualquer fã obstinado do NIRVANA qual é a música favorita deles nos picos da era grunge e apostamos que muita gente evitaria escolher esta clássica canção...

 

Escolher uma música do disco "Nevermind" pode estar longe para vários fãs assíduos.

 

Esta canção se tornou um hino para os excluídos com letras anti-sociáveis para o público mainstream, se tornando rapidamente escolhida pelo mercado.

 

"Todo mundo ficou tão focado nessa música", disse Cobain mais tarde numa entrevista sobre a canção. “Eu acho que existem tantas outras músicas que eu compus que são tão boas, senão melhores que essa música, como por exemplo a canção 'Drain You'. Em uma noite ruim, mal consigo entender a música 'Smells Like Teen Spirit'. Eu literalmente quero jogar a minha guitarra no chão e tenho vontade de ir embora quando eu tenho que toca-la nos shows... Não posso fingir que estou me divertindo tocando essa canção".

 

Mas esse não foi o caso em 17 de abril de 1991 (poster acima), quando o NIRVANA subiu ao palco no clube OK Hotel em Seattle e estreou a música agora apreciada. O grupo estava a apenas algumas semanas do início das sessões de gravação do álbum "Nevermind" e eles ainda estavam aprimorando as suas novas músicas. Uma dessas canções era "Smells Like Teen Spirit", aqui soando áspera e semi-pronta.

 

"Essa música se chama 'Smells Like Teen Spirit'", diz Cobain momentos antes de iniciar o agora icônico riff. Foi um riff que teve as suas raízes no trabalho de outras bandas, como Cobain disse em entrevista para a revista Rolling Stone em 1993: “Eu estava tentando compor a melhor música popular de todas. Estava basicamente tentando roubar algo da banda PIXIES, eu tenho que admitir. Usamos o senso de dinâmica deles sendo suave e silencioso, para depois soar alto e forte”.

 

A estreia ao vivo desta música foi filmada num vídeo furioso, onde Cobain e o grupo sacodem a música com uma energia feroz que dá mais peso à sua reivindicação ao trono underground de Seattle. Ainda assim, o grupo não tinha certeza do sucesso da música. 

 

Cobain havia dito nesta mesma entrevista: "Foi um riff tão clichê. Era muito parecido com o riff da banda BOSTON... Quando eu criei a parte da guitarra, Krist Novoselic olhou para mim e disse: 'Isso é tão ridículo'. Eu fiz a banda tocar por 01 hora e meia, sabe?" 

 

NIRVANA prestaria homenagem ao riff do grupo BOSTON - que é da música "More Than a Feeling" - no histórico Reading Festival realizado em 1992 na Inglaterra, quiçá a melhor apresentação do NIRVANA em sua carreira.

 

A música seria apresentada massivamente pela MTV durante a sua própria ascendência e também foi rapidamente escolhida para grandes apresentações nas rádios. Esta música literalmente lançou o NIRVANA, chutando e gritando tudo que tinha pela frente no mundo mainstream. Ela transformou o grupo em rockstars e confirmou o seu status de lenda quase que instantaneamente. Subiu até nas paradas de música pop.

 

Em 1991, naquele clube chamado OK Hotel, a música não poderia soar mais longe da banda BOSTON ou do sucesso que a levou ao topo das paradas. Soa crua, afiada, carregada de fogo e fúria, com letras e arranjos ligeiramente diferentes da versão original, mas ainda soando gigante.

 

O público talvez não soubesse, mas estava testemunhando a história.

 

Assista à 1ª apresentação ao vivo do NIRVANA da canção "Smells Like Teen Spirit":

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Serial Hawk: bandas atuais de Seattle mantendo o legado rock - Parte 3

July 15, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead