top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: relembrando último show poucos dias antes de sua morte


Estamos mergulhando fundo para revisitar um dos momentos finais de paixão ardente e desempenho imparável de um dos maiores intérpretes da música - o inimitável Jimi Hendrix.

Em 06 de setembro de 1970, Jim Hendrix subiu ao palco pela última vez (foto). Poucos dias depois, uma das principais luzes do movimento da contracultura, um ícone da música e um bastião do pensamento livre e do espírito criativo, morreria após uma overdose de remédio para dormir.


Em vez de focar na perda triste do talento de Hendrix ou prestar atenção extra ao impacto potencial que ele poderia ter continuado se estivesse vivo, estamos revisitando a performance final que Jimi Hendrix concedeu como artista.

O cantor e guitarrista subiu ao palco do Love and Peace Festival em Fernham, Alemanha, para o seu último bis.

Inspirados pelo "sucesso" do Isle of Wight Festival realizado 01 mês antes na Inglaterra, os organizadores do Love and Peace Festival escolheram a ilha de Fernham como o local para o seu novo festival de espírito livre. Com o evento procurando receber 300 mil pessoas, as vendas decrescentes de ingressos logo abafaram as suas esperanças de um evento do tipo Woodstock Festival no continente europeu.



Com os rumores de que as vendas de ingressos estavam despencando, a notícia logo se espalhou para os artistas envolvidos e rapidamente as bandas começaram a se retirar do evento, mas Jimi Hendrix permaneceu determinado a dar um show para todos aqueles que comprassem ingresso para o festival.

O fato é que, impulsionado pelas suas façanhas no Isle of Wight Festival, Hendrix estava ansioso para exibir o seu novo som que estava em evolução - nítido nas novas músicas que vinha colocando no setlist dos últimos shows.

Hendrix havia se tornado conhecido como o maior guitarrista do mundo em seu pouco tempo na cena. Chegando a Londres em meados dos anos 60, ele rapidamente virou o mundo da música de cabeça pra baixo com o seu estilo revolucionário. Ele deixou músicos consagrados, como o seu amigo Eric Clapton, comendo poeira enquanto avançava destemidamente e ainda assim, de alguma forma, também conseguiu reuni-los como seus fãs.


Não foi apenas no palco que Jimi Hendrix brilhou. O guitarrista era frequentemente visto como o garoto propaganda do novo movimento da contracultura que estava surgindo no mundo ocidental. As canções de Hendrix o tornaram uma estrela popular, mas o seu pensamento livre, caloroso, desenfreado e sendo aceito por aqueles ao seu redor, o tornaram um ícone.

Foi essa positividade e determinação que o tornaram querido nos corações e mentes de gerações e gerações.

Os vídeos que separamos abaixo carece de uma boa qualidade de áudio, mas goteja iconografia e talvez o mais pungente, na tristeza do que poderia ter sido. Jimi Hendrix e a sua banda é como uma máquina bem lubrificada. O grupo estava voando alto e tendo se afirmado como atrações principais onde quer que fossem se apresentar.

Eles estavam começando a desenvolver o seu som...

A perspectiva do quê Jimi Hendrix poderia ter criado se ele estivesse vivo é quase tentadora demais para pensar. O artista evoluiu continuamente ao longo de sua curta carreira e com uma nova década no horizonte, presume-se que ele teria de novo mudado o tempo.

Mas esta pergunta permanecerá sem resposta, pois apenas alguns dias depois, Jimi Hendrix morreria durante um sono profundo.

Embora a tristeza permaneça, devemos nos consolar com a música e a influência que ele teve durante a sua vida e até os dias de hoje.

No entanto e deve ser dito, os momentos finais de Jimi Hendrix no palco aconteceram apenas 02 dias antes de sua morte em 18 de setembro de 1970, quando Eric Burdon deu as boas-vindas a Jimi Hendrix como artista convidado durante um show dele em Londres.

Burdon relembrou mais tarde: “Hendrix fez a sua entrada depois do encore break. Houve uma rachadura no ar, pois apresentei Jimi ao público e a típica multidão do jazz londrino tentou mostrar indiferença enquanto ele subia ao palco, mas uma onda de aplausos saudou o maior guitarrista do mundo”.

Infelizmente, nenhum áudio dessa participação de Jimi Hendrix no show de Eric Burdon apareceu até agora.

Enquanto isso, fique com o setlist e alguns vídeos e áudios que separamos para você da última apresentação de Jimi Hendrix com a sua banda em 06 de setembro de 1970, realizada no Love and Peace Festival, Alemanha.

1. Killing Floor 2. Spanish Castle Magic 3. All Along The Watchtower (cover Bob Dylan) 4. Hey Joe 5. Hey Baby 6. Message to Love 7. Foxy Lady 8. Red House 9. Ezy Ryder 10. Freedom 11. Room Full of Mirrors 12. Purple Haze 13. Voodoo Child




Mais Recentes
Destaques
bottom of page