• by Brunelson

Jimi Hendrix: gravação da música "Purple Haze" foi numa guitarra Fender Telecaster


O famoso engenheiro eletrônico, Roger Mayer, que foi o pioneiro e desenvolveu vários pedais de efeitos para guitarra, foi recentemente entrevistado pela revista Guitar World e se lembrou da vez que estava no Olympic Studios, Londres, com Jimi Hendrix numa sessão de gravação em 1967.

Ele havia presenciado uma rara cena, vendo Jimi Hendrix tocar certa música com uma guitarra Fender Telecaster, ao invés da sua titular e lendária Fender Stratocaster.

Quando você pensa nas escolhas do equipamento clássico de Jimi Hendrix para tocar a música "Purple Haze", os pedais Fuzz e Octavia são pioneiros de Roger Mayer e imediatamente vêm à sua mente. Da mesma forma, no departamento de guitarras a Fender Stratocaster de Hendrix é igualmente sinônimo desta canção, tendo sido usada pelo lendário guitarrista toda vez que a tocava nos shows.

Porém, não foi a única guitarra que Jimi Hendrix usou na gravação dessa música. Ele teve que tocar com uma guitarra diferente para gravar a canção "Purple Haze" e tocou com uma Telecaster, o que é difícil de associar à imagem icônica de Hendrix.

Roger Mayer se lembrou das sessões de gravação da canção "Purple Haze" e revelou que as partes de guitarra e os solos que você ouve na música, não foram, como muitos seriam levados a acreditar, gravados numa guitarra Stratocaster.

A história começa com o 1º show de Jimi Hendrix no Reino Unido, ocorrido em 03 de fevereiro de 1967 no clube Ricky Tick, o qual antecedeu a esta sessão de gravação no estúdio.


Mayer falou: “Era um local pequeno, tipo, no andar de cima e acima de um monte de lojas em Hounslow, Londres. Acho que a altura total não era superior a cerca de 03 metros de altura".

“A multidão enlouqueceu, porque ninguém nunca tinha visto nada parecido”, Mayer continuou. “Especialmente se referindo ao desempenho de Jimi Hendrix, que estava fazendo aquelas suas coisas e sem pensar 02 vezes e no calor do momento, ele levantou a guitarra e a encaixou através do teto".

“Quando ele encaixou a guitarra através do teto, acabou quebrando uma das tarraxas de afinação e obviamente ele ficou tocando com a Stratocaster de cabeça pra baixo. O afinador da corda 'E' superior tinha quebrado e isso significava que ele não conseguia manter a guitarra afinada corretamente. Isso foi no início do show e ele só tinha 01 guitarra com ele naquela noite”.

Com o encontro marcado no dia seguinte para Mayer e Hendrix no Olympic Studios, onde iria gravar a música "Purple Haze" usando o pedal Octavia de Mayer, Hendrix se viu sem a sua fiel Stratocaster para a sessão que logo se tornaria um ícone.


A situação complicada exigia uma mudança de última hora no equipamento tradicional de Jimi Hendrix.

“Ele só tinha 01 guitarra no show da noite anterior e era essa Stratocaster que ele tinha acabado de quebrar a tarraxa de afinação", disse Mayer. “Então, no dia seguinte e a caminho do Olympic Studios, pedimos para que o baixista Noel Redding saísse atrás de uma guitarra para Jimi. Noel pegou um táxi e foi atrás de uma guitarra”.

A guitarra em questão era uma Butterscotch Blonde Fender Telecaster, com Mayer comentando: “Os solos da canção 'Purple Haze' eram tocados na parte superior do braço da guitarra e Jimi não pretendia usar a alavanca nessa música, então, não importava que fosse uma Telecaster".

“O som de uma Telecaster no captador da ponte é semelhante ao de uma Stratocaster em muitos aspectos. Quero dizer, não é muito diferente se você está tocando na parte superior da guitarra”, Mayer acrescentou. “Além disso, com os pedais de efeitos que Jimi estava usando, seria impossível notar a diferença”.

Infelizmente, não há fotos da sessão de gravação dessa música no estúdio, que acabaria sendo lançada no álbum de estreia de Jimi Hendrix, "Are You Experienced" (1967), então, só temos que fechar os olhos e imaginar Hendrix empunhando uma guitarra Fender Telecaster toda vez que escutarmos a gravação original da música "Purple Haze".

Confira exatamente essa gravação da canção "Purple Haze" lançada no disco de estreia de Jimi Hendrix:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques