• by Brunelson

Flea: como Pete Townshend do The Who o ajudou a querer tocar numa banda de rock?


O baixista do RED HOT CHILI PEPPERS, Flea, pode identificar com precisão o momento crucial em que ele queria se tornar um músico - e ele deve tudo a Pete Townshend, guitarrista do THE WHO.

Nascido na Austrália e criado na Califórnia, foi lá que Flea se tornou amigo do vocalista Anthony Kiedis. Embora a música sempre tenha feito parte de sua vida, o reino do rock era uma entidade estranha para ele, até que o THE WHO abriu os seus olhos para esse empolgante novo mundo. Anteriormente, ele nunca considerou o gênero uma possibilidade e desde aquela noite, Flea nunca mais olhou para trás.

A sua mãe se casou com o músico de jazz, Walter Urban, que por sua vez apresentou Flea a nomes como Louis Armstrong e Miles Davis. Com essa educação, Flea sempre assumiu que seguiria esse caminho com a sua musicalidade e o seu interesse pelo jazz o tornou uma estranheza excêntrica na escola.

Embora ninguém mais entendesse a sua paixão, Flea não se importava e isso só a tornava mais especial para ele. Todos os seus amigos eram fãs de rock e o futuro baixista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, não conseguia entender por que isso agradava a todos os seus amigos, até que ele viu o THE WHO e de repente, tudo finalmente fez sentido.

Em 2021, Flea prestou homenagem a Pete Townshend em um post emocionante em rede social para comemorar o aniversário do guitarrista. Ele escreveu: “Eu vi o THE WHO tocar alguns anos antes de começar a tocar baixo e me juntar a uma banda de rock”.

Flea acrescentou: “Eu ainda queria ser um trompetista de jazz na minha vida, mas quando testemunhei Pete Townshend canalizando o grande espírito e dançando ritmos selvagens ao redor do palco do Fórum em Los Angeles, eu pensei: 'Se eu tocar em uma banda de rock, quero que seja como ele'. É tudo o que eu sempre tentei fazer... Feliz aniversário para o transcendente Pete Townshend”.

As suas amizades adolescentes com os futuros companheiros de banda, Anthony Kiedis e o guitarrista Hillel Slovak, o encorajaram a explorar o rock. Slovak até ensinou Flea a tocar baixo, embora ele tivesse segundas intenções.

Se não fosse por testemunhar o show do THE WHO, Flea não teria a intuição de aprender um instrumento e se juntar a uma banda de rock. Ele teria imitado Townshend na guitarra se dependesse dele, mas Slovak precisava de um colega de banda tocando baixo e Flea entrou direto no grupo.

Apesar de só ter começado a tocar baixo porque Slovak precisava preencher uma vaga, Flea é hoje um dos baixistas mais icônicos do planeta. As suas performances ainda estão cheias de energia e apesar de quase ter 60 anos de idade, ele é a joia da coroa do RED HOT CHILI PEPPERS.

O puro talento de Flea não está em debate, onde ele adiciona uma dose vivaz de talento que é simplesmente irresistível e faz a banda funcionar de forma semelhante a Pete Townshend com o THE WHO.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques