• by Brunelson

Eddie Vedder: quando se juntou aos Ramones para show de despedida em 1996


Até mesmo algumas das maiores estrelas do rock tiveram os seus ídolos quando eram crianças.

Isto certamente pode ser dito sobre o vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, que ele demonstrou quando se apresentou junto com um dos seus heróis do rock, a banda RAMONES, no show de despedida do grupo em 1996.

Separamos no final dessa matéria esse vídeo com a apresentação de Vedder pulando no palco com as lendas do punk rock, para realizarem o cover de Dave Clark Five, "Anyway You Want It", encerrando o show.

É o tipo de final louco que se espera em um show dos RAMONES e o tipo de diversão irreverente que confirmou a banda como lenda do punk. É uma das razões pelas quais o grupo acumulou uma base de fãs tão devotada, incluindo Eddie Vedder, Lemmy Kilmister (MOTORHEAD) e tantos outros...

Depois de lançar o último álbum da banda em 1995, "Adios Amigos" (14º disco), RAMONES - nativos de New York - avisaram que iriam "pendurar" as suas jaquetas de couro e jeans rasgados. Antes, eles iniciaram a sua longa turnê de despedida pelo mundo inteiro, a qual iria se encerrar em 1996 com um show no The Palace, Hollywood, que, como o baixista C.J. Ramone observou na biografia oficial da banda: “Foi um verdadeiro tapa na cara em New York o último show da banda ter sido realizado em Los Angeles”.

O show foi filmado para um lançamento em VHS e o frontman do MOTORHEAD, Lemmy Kilmister, o vocalista do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, o baixista membro fundador dos RAMONES, Dee Dee Ramone, e outros convidados, se juntaram à festa num setlist gigante com 32 músicas e que terminou com uma performance muito especial com Eddie Vedder, enquanto o vocalista do PEARL JAM dividia o palco com os lendários punks e seus ídolos inspiradores.

O caso de amor entre Vedder e os RAMONES vinha crescendo desde que, na sua infância, o cantor percebeu pela primeira vez os punks vestidos com jaquetas de couro...

Já com o PEARL JAM sendo gigante, Vedder se tornou um grande amigo do guitarrista Johnny Ramone, chegando a fazer o discurso de apresentação quando os RAMONES foram eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame em 2002.

Quando Vedder visitou o museu dos RAMONES alguns anos atrás, ele deixou uma carta que dizia: “Vida longa aos RAMONES... A onda que quebra o tempo todo. E para o meu bom amigo, Johnny, como sinto a sua falta... Todos os dias e para sempre... Queria que você estivesse aqui... Então, novamente, você está sim", mostrando a paixão que o vocalista do PEARL JAM possui pelo grupo.

Para encerrar o show de despedida dos RAMONES em 1996, Vedder foi convidado para se apresentar com a banda e não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade com as duas mãos.

O vídeo mostra Vedder se juntando aos seus heróis da adolescência no palco para um cover especial da canção "Anyway You Want It".

RAMONES, sempre sendo aqueles pirralhos perturbadores que foram, optaram por terminar o show de despedida não com um hit clássico deles, mas com um cover, que é talvez a coisa mais punk que eles poderiam fazer.


* Para relembrar: Eddie Vedder com os Ramones no Brasil


* Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques