• by Brunelson

Eddie Vedder: "inconscientemente eu começo a escrever músicas que preciso ouvir"


Eddie Vedder e Bruce Springsteen conversaram num bate-papo de meia hora sobre influências musicais, política, as músicas novas de Vedder que estão no álbum "Earthling" (3º disco solo, 2022) e com o vocalista da era grunge revelando um “tributo secreto” a Tom Petty em seu novo álbum - tudo em um programa especial da Amazon Music.


* Bruce Springsteen: em conversa com Eddie Vedder e Dave Grohl


* Bruce Springsteen: trechos de conversa com Dave Grohl em recente entrevista


* Bruce Springsteen: conversando sobre caminho mainstream com Eddie Vedder

Começando pelas músicas novas, Bruce Springsteen comentou que conseguiu ouvir alguma coisa de sua canção “The Ghost of Tom Joad”, na música "Long Way" de Eddie Vedder.

“Alguém comprou para mim um baixo tenor de 04 cordas da Guild que de certa forma, quase parecia um Hofner”, respondeu Vedder. “Então, eu comecei a tocar algumas coisas e pedi para Andrew Watt (produtor) gravar o que estava tocando, depois toquei a bateria e alguns vocais e tudo aconteceu em uma tarde, mas eu não sabia quais eram os acordes porque eu estava tocando em um baixo tenor, tipo, apenas fazendo as formas, sons e tudo mais”.

Ele continuou explicando que quando entregou a canção ao produtor, percebeu que os acordes eram padrões, como G, C e D: “Eram acordes muito simples e era assim que Tom Petty escrevia as suas músicas”.

Vedder acrescentou: “Eu devo estar muito perto da canção 'The Ghost of Tom Joad' e talvez inconscientemente eu começo a escrever músicas que preciso ouvir. Achamos que deveríamos colocar algum órgão B3 na canção e conhecemos Benmont Tench do THE HEARTBREAKERS, então, ligamos para Benmont e ele veio. Acho que foi a primeira vez que ele tirou o B3 do seu local desde o último show que ele havia feito. Foi muito, muito poderoso”.

“Nossa, eu não sabia disso”, respondeu Springsteen. “É um belo tipo de uma homenagem secreta nesse disco”.

Em uma resenha de 03 estrelas num total de 05, a revista britânica New Music Express falou sobre o novo disco solo de Eddie Vedder, "Earthling":

“Atravessando estilos musicais, a linha do álbum é a sua fidelidade à própria paternidade. A maioria dessas músicas soa menos como o clássico Eddie Vedder e mais como a música que o criou. O sintetizador na canção 'Invincible' oferece uma dose etérea de U2; 'Long Way' é uma imitação deliberada de Tom Petty (com o tecladista de Petty, Benmont Tench) e 'The Dark' pode ser um lado-b de 'Born in The USA' de Bruce Springsteen. Descarte a ideia de escutar um hard rock e abrace o álbum como um pai fazendo a música que ele gostaria de ouvir".


"Long Way"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques