Deep Purple: a noite em que o guitarrista tocou na frente de Jimi Hendrix e George Harrison, quando estava abrindo um show do Cream
by Brunelson
24 de jun.
2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun.
O guitarrista original do DEEP PURPLE, Ritchie Blackmore, é sem dúvida um dos melhores guitarristas de todos os tempos, ao lado dos seus contemporâneos como Jimi Hendrix, Eric Clapton (CREAM), Jimmy Page (LED ZEPPELIN), Jeff Beck e outros.
E assim como é para todos, Blackmore também possui sua gama de influências e inspirações, as quais despertaram nele seu impulso criativo.
Jimi Hendrix — um também colega virtuoso da guitarra Fender Stratocaster — deixou a maior impressão em Blackmore, demonstrando como ultrapassar os limites da convenção musical. Depois de formar o DEEP PURPLE em 1968, Blackmore decidiu trilhar seu próprio caminho no hard rock e construindo sua obra sobre as fundações lançadas por Hendrix e o LED ZEPPELIN.
Ao ser entrevistado em 2024 pelo programa, Tales From The Tavern, Blackmore relembrou um dos primeiros shows do DEEP PURPLE, de quando eles abriram um show do CREAM no Forum de Los Angeles em 1968. Além da turma de Eric Clapton, quem também estava presente nessa noite assistindo tudo era o próprio Jimi Hendrix e uma das lendas dos BEATLES, George Harrison.
Com certeza seria uma noite transformadora para um jovem Blackmore e sua banda.
O guitarrista do DEEP PURPLE falou: “Eu me lembro que o DEEP PURPLE estava abrindo para o CREAM no Forum em Los Angeles. Engraçado o suficiente, porque logo na 1ª fila estavam Jimi Hendrix e George Harrison sentados bem ali. Bem na minha frente, o que foi meio estranho, sabe? Antes do show, acho que Eric Clapton entrou em nosso camarim e nós nunca tínhamos nos conhecido antes, então, nos apresentamos e conversamos um pouco. Eu sempre fiquei impressionado com a habilidade de Eric Clapton de tocar guitarra brilhantemente e eu amava seu som com o CREAM”.
Falar com Clapton deu a Blackmore a oportunidade de lhe perguntar como ele conseguia aquele "som gordo" na guitarra. Ao fazer isso, ele descobriu que Clapton estava usando cordas Clifford Essex, que Blackmore iria comprar assim que pôde. O uso delas o ajudou a se mover para o ambiente sonoro mais encorpado que Blackmore faria com o DEEP PURPLE na década de 70, onde o grupo iria nos agraciar com alguns álbuns clássicos e que ficaram marcados na história do rock.
Comments