top of page

Dave Grohl: o artista que renovou sua fé musical após o fim do Nirvana

  • by Brunelson
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura

Seria preciso um milagre para tirar Dave Grohl de seu exílio auto imposto após o fim do NIRVANA em 1994. 


A música tem sido como uma salvação para ele e quando Kurt Cobain foi embora do planeta Terra, parecia que voltar para a música seria como abrir uma ferida aberta novamente. 


E embora o disco homônimo de estreia do FOO FIGHTERS em 1995 tenha sido uma obra para a própria diversão de Grohl em querer extravasar tudo o que estava sendo remoído dentro dele, ele sabia que tinha um caminho a seguir ao trabalhar com uma certa lenda do punk rock bem nessa época.


No início do FOO FIGHTERS, Grohl nunca esperou ser recebido de braços abertos pelo público, tanto que em sua 1ª fita demo (que eventualmente se tornaria no 1º disco do FOO FIGHTERS) ele fez questão de nomeá-la com o nome do seu novo grupo, para que as pessoas não soubessem que essa nova banda era a do "baterista do NIRVANA". Ele estava apenas começando um novo grupo como todo mundo teria feito, o que significava começar de baixo no circuito de clubes em locais pequenos e trabalhar seu caminho em um show de cada vez.


E se tinha uma pessoa que conhecia todo esse itinerário como a palma da mão, era Mike Watt. Depois de fundar a banda de punk rock MINUTEMEN nos anos 80, Watt ainda estava se apresentando em clubes underground de propósito quando Grohl perguntou se ele levaria o FOO FIGHTERS em sua 1ª turnê para abrir os shows de Watt. O que logo não foi difícil eles mesmos montarem uma banda, tornando Grohl (baterista), Pat Smear (guitarrista do FOO FIGHTERS) e Eddie Vedder (vocalista do PEARL JAM, mas na banda de de Watt como guitarrista), membros da banda de apoio de Watt (vocalista/baixista).


Sendo assim, Grohl sabia que aprender com Watt seria uma dádiva depois de passar pela turbulência que foi em perder Cobain, dizendo uma vez em entrevista: “Estar perto de Mike Watt no estúdio por apenas 01 dia renovou aquele sentimento de empolgação que sempre tive. Ele começou a falar sobre fazermos uma turnê juntos e tínhamos uma van Dodge vermelha que chamávamos de Big Red Delicious. Aquela turnê trouxe muita coisa de volta à minha vida, sabe? Estávamos fazendo shows todas as noites por 12 dias seguidos, com uma viagem de 10 horas mais ou menos todas as noites”.


Ninguém em Seattle da turma grunge estava pronto para o tipo de atenção que sua cidade e suas bandas receberam com a explosão do grunge no começo dos anos 90, e desde o minuto em que Grohl ou Vedder pisaram no palco com suas respectivas bandas, nunca foi sobre tentar ganhar milhões de dólares.


Tudo girava em torno de tocar música diretamente para as pessoas e agora com Watt liderando a carga durante cada apresentação, essa turnê pode ter sido facilmente um programa de reabilitação para Grohl, antes de mergulhar fundo no mainstream com o sucesso gigantesco que o FOO FIGHTERS iria fazer.


Confira uma performance da banda de Mike Watt tirada dessa turnê, da música "Big Train":


תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page