top of page
  • by Brunelson

Nirvana: "quando Pat Smear se juntou, tudo mudou para a banda"


Nirvana

O site The Ringer havia publicado uma matéria comemorando o 25º aniversário do acústico do NIRVANA na MTV (1993), e também foi discutido sobre o guitarrista Pat Smear, que se juntou ao grupo para fazerem a turnê do álbum "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993), e como ele mudou a banda durante o tempo que ficou até abril de 1994.


Dave Grohl: Quando Pat Smear se juntou à banda, tudo mudou. Nós passamos de malucos sujos e mal-humorados, para crianças novamente. Aquilo mudou o nosso mundo, porque Pat é a pessoa mais doce do planeta. Ele ficou muito próximo de Kurt e aconteceram muitas risadas.


Alex Coletti (produtor do acústico): Eu acho que ter Pat na banda, os fez se sentirem muito bem.


Curt Kirkwood (vocalista/guitarrista do MEAT PUPPETS): Eu já conhecia Pat desde que éramos bebês. É um ótimo cara e nunca vi ele de cara feia durante toda a minha vida.


Lori Goldston (violoncelista): O local do ensaio/show era numa sala acima de uma grande loja de máquinas de pinball, e a MTV tinha alugado uma máquina para deixar no camarim do NIRVANA, então, os intervalos eram muito divertidos.


Cris Kirkwood (baixista do MEAT PUPPETS): O comediante, Bobcat Goldthwait, apareceu para dar o ar de sua graça.


Com o fim do NIRVANA, Pat Smear se juntou a Dave Grohl para formar o FOO FIGHTERS em 1995, onde lançaram o homônimo álbum de estreia. Ele pediu para sair da banda em 1997, quando estavam em turnê do 2º disco do FOO FIGHTERS, "The Colour and The Shape" (1997).


Em 2005, ele participou da turnê acústica do FOO FIGHTERS referente ao 5º álbum de estúdio, "In Your Honor" (2005), fazendo ainda algumas apresentações como convidado no decorrer dos anos, onde retornou em tempo integral para gravar o disco "Wasting Light" (7º álbum, 2011).


Smear também participou das únicas 04 performances do NIRVANA desde o falecimento de Kurt Cobain: a 1ª com Paul McCartney (2012), depois na cerimônia do Rock'n Roll Hall of Fame/2014 e no show secreto num clube naquela mesma noite, e recentemente, no Cal Jam Festival/2018.


Confira a performance completa do NIRVANA no Saturday Night Live em 1993, onde apresentaram as músicas "Heart Shaped Box" e "Rape Me" (ambas de "In Utero"), e que foi a 1ª apresentação de Pat Smear em público com a banda:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page