• by Brunelson

Nirvana: quando Dave Grohl conheceu Mark Lanegan


Em entrevista para a revista Mojo, Dave Grohl falou sobre o ex-vocalista do SCREAMING TREES, Mark Lanegan, de quando o conheceu pela 1ª vez.

Lanegan e Grohl chegaram a tocar juntos em 2002 no QUEENS OF THE STONE AGE:

"Quando me mudei para Seattle para me juntar ao NIRVANA, fui morar com Krist Novoselic em seu apartamento na cidade vizinha de Tacoma. Krist tem 02 metros de altura e já estava morando com a sua esposa naquele pequeno apartamento, sendo que eu dormia no sótão. Depois de 03 semanas me perguntaram com muita delicadeza: ‘Você quer morar com Kurt Cobain na cidade de Olympia?’"

“Daí eu fui morar com Kurt e depois de algumas semanas, Kurt me disse: ‘Vamos até Seattle por 01 noite? Tem uma banda que vai estar tocando lá e podemos ficar na casa do meu amigo, Dylan’".

“Nós fomos e acordei na manhã seguinte no sofá, sendo que havia alguém sentado em uma cadeira, fumando e me encarando”.

“Eu disse: ‘Oi'”.

“E a pessoa me respondeu: ‘Quem diabos é você?’"

“Eu disse: 'Sou o novo baterista da banda de Kurt, Dave'”.

“E ele me disse: 'Ah...'”

“Esta pessoa era Mark Lanegan, cara”.

“Eu não sabia nada sobre o SCREAMING TREES e não sabia nada sobre a sua música, mas todos nós ficamos conversando por algum tempo. Ele é um grande cara! Alguns diriam que ele é uma pessoa intimidante, mas foi uma ótima maneira de conhecê-lo”.

“A coleção de álbuns que tínhamos naquele pequeno apartamento onde Kurt morava, era 01 disco da banda DEVO, alguns singles e o 1º álbum solo de Mark Lanegan, “The Winding Sheet” (1990), sendo que eu ainda escuto esse álbum pelo menos 01 vez por mês. Naquele inverno frio, rígido e chuvoso que eu passei em Olympia - assim que me juntei ao NIRVANA - não poderia ter sido melhor complementado com esse disco de Lanegan. A sua voz, os arranjos, as músicas e as letras... É um álbum muito lindo de se escutar, sabe? Me lembro do disco seguir aquele mesmo padrão de cantores como TOM WAITS ou NICK CAVE”.

“Mark Lanegan é um dos maiores heróis da música aqui nos EUA, mas não celebrado pela mídia, com certeza. Ele é um artista prolífico e ainda lança grandes álbuns, mas esse disco em questão mudou a maneira como escuto música... Ele é um dos grandes, com certeza”.

“O cover que o NIRVANA começou a executar da canção ‘Where Did You Sleep Last Night’ veio desse 1º álbum solo de Lanegan (cujo autor da música é o cantor LEADBELLY). Há outra música na qual Kurt e Krist tocavam junto com o 1º baterista do SCREAMING TREES, Mark Pickerel, e com Mark Lanegan, era a canção "Down in The Dark" de autoria de Lanegan. Ouvindo os vocais de respaldo que Kurt cantava em dueto com Lanegan nessa música, notei que era muito diferente do vocal de Kurt no 1º álbum do NIRVANA, ‘Bleach’ (1989), e me fez pensar no que poderia vir a seguir para nós 03 no NIRVANA... Foi emocionante imaginar as possibilidades do que poderíamos fazer juntos mais para frente nesta banda que eu tinha acabado de entrar..."

Esta banda que Dave citou teve um pequeno suspiro de vida (nunca saiu do estúdio) e se chamava THE JURY. O site Rock in The Head já havia lançado uma matéria falando deste projeto arquivado e você pode ficar por dentro clicando aqui

E quem quiser conferir a performance devastadora da canção "A Song For The Dead" do QUEENS OF THE STONE AGE, que em 2002 contava com Dave Grohl na bateria e com Mark Lanegan levando os vocais em algumas músicas, é só conferir logo abaixo:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead