top of page
  • by Brunelson

Neil Young: Top 06 músicas definitivas de sua carreira solo - Parte 3


Neil Young

Música: "Heart of Gold"

Álbum: "Harvest" (4º disco, 1972)


Se uma música selou a transformação de Neil Young de contra-cultural para um novo pôster de rock and roll, ela deveria ser a canção "Heart of Gold".


Outra música brilhante do álbum "Harvest", que poderia facilmente ser a principal dessa lista, vê Neil Young transcendendo no rock and roll - mesmo que por pouco tempo.


Com vocais de apoio de ninguém menos que James Taylor e Linda Ronstadt, a música levou Young ao estrelato e mais tarde foi desprezada pelo próprio compositor.


É uma música que Bob Dylan enxergou como uma cópia proposital dele...


Bob Dylan havia dito numa entrevista: “A única vez que me incomodou que alguém soasse como eu, era quando estava morando em Phoenix, Arizona, por volta de 1972, e a grande música da época era 'Heart of Gold'".


Dylan continuou: “Eu a odiava quando tocava na rádio, sabe? Eu sempre gostei de Neil Young, mas isso me incomodava toda vez que ouvia a canção 'Heart of Gold'. Acho que ficou em 1º no ranking por um longo tempo e eu dizia: 'Merda, essa música sou eu! Se parece comigo e também deveria ser minha'".


É um sentimento que Young compartilhou em suas famosas notas no álbum de coletâneas de 1977, dizendo: “Essa música me colocou no meio das turnês e estradas, mas viajar para lá logo se tornou um tédio para mim, então, fui para outros cantos... Se tornou uma viagem mais dura, mas vi pessoas mais interessantes por onde eu escolhi ir”.


Ainda assim, com todas estas nuances, é difícil ignorar o fato da música ter atingido o número 01 e ainda permanecer até hoje como uma das canções mais queridas de Neil Young.

"Heart of Gold"

Confira as outras músicas que o site rockinthehead já publicou referente a esta matéria especial sobre Neil Young:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page