top of page
  • by Brunelson

Thom Yorke: por que o vocalista do Radiohead perdeu o sono por 01 mês por causa do Pixies?


Enquanto o PIXIES se tornou uma das bandas de rock alternativo mais influentes a partir da década de 80, o RADIOHEAD liderou a corrida no final da década de 90 e mantendo o seu reinado neste século atual.

No entanto, o RADIOHEAD não seria a banda que conhecemos e amamos sem o PIXIES e a sua abordagem pioneira para criar música.


A dinâmica "pesado/leve" e "alto/silencioso" do PIXIES foi uma fonte significativa de inspiração para inúmeras bandas que surgiram logo depois, como o NIRVANA.

Sendo entrevistado uma vez pela revista Rolling Stone, Kurt Cobain explicou como a música mais conhecida de sua banda, "Smells Like Teen Spirit" (2º disco, "Nevermind", 1991) foi inspirada pelo PIXIES: “Eu estava basicamente tentando roubar do PIXIES e tenho que admitir isso. Quando ouvi o PIXIES pela 1ª vez, me conectei tão fortemente com essa banda que deveria estar nessa banda – ou pelo menos em uma banda cover do PIXIES”.

Thom Yorke, vocalista do RADIOHEAD, também foi profundamente inspirado pela música do PIXIES chegando a afirmar que o álbum de 1989 do PIXIES, "Doolittle" (2º disco), mudou a sua vida. A influência da mistura de alto/silencioso do PIXIES é aparente em muitas canções do RADIOHEAD, ajudando-os a criarem músicas de sucesso que os cimentaram como uma das maiores bandas de rock alternativo de todos os tempos.

Mesmo quando o RADIOHEAD estava em ondas massivas de sucesso no início dos anos 2000, após o lançamento de obras-primas modernas como os álbuns "OK Computer" (3º disco, 1997) e "Kid A" (4º disco, 2000), eles ainda adoravam o PIXIES e que tinham se separado em 1993.


Mas em 2004, Yorke ficou bastante chocado ao descobrir que o RADIOHEAD seria o headliner do Coachella Festival (EUA), com o PIXIES retornando às atividades e se apresentando no festival antes deles.

Depois de 01 década de ausência, o setlist do PIXIES no Coachella Festival seria o 1º após a sua reunião de retorno em 2003 e com isso, Yorke não se sentia merecedor o suficiente para se apresentar com o RADIOHEAD depois da apresentação de uma de suas bandas favoritas, afirmando que não queria ser manchete nos veículos de comunicação sobre isso.


No DVD do PIXIES de 2004, foi afirmado que Yorke falou sobre este assunto: “Não, isso não está certo. Sermos headliners num festival tocando depois do PIXIES, seria como os BEATLES abrindo um show nosso. Não vou permitir isso e não há como nos apresentarmos depois do PIXIES”.

De alguma forma os comentários de Yorke foram mal interpretados, o que o fez perder “o sono por 01 mês”. Ele explicou numa entrevista para o site The Irish Examiner mais tarde: “No final, perdemos completamente o interesse e a confiança por aquela nossa apresentação. Pessoalmente, era a martelada final no prego do caixão pra mim, porque iríamos nos apresentar depois do PIXIES... É como se apresentar depois dos BEATLES".

Yorke acrescentou: “Poderia ser um grande negócio, mas eu realmente não queria fazer aquilo. Foi uma situação estranha também porque acho que o PIXIES interpretou mal a minha fala. Eles pensaram que era porque não gostávamos deles, o que me fez perder o sono por 01 mês”.


Felizmente, o PIXIES não teve ressentimentos contra o RADIOHEAD.

Em 2022, numa entrevista para a revista britânica New Music Express quando perguntado para adivinhar o festival que o RADIOHEAD inicialmente se recusou a ser o headliner por causa do PIXIES, o vocalista/guitarrista do PIXIES, Black Francis, não conseguia lembrar o nome do festival.

Mas Francis concluiu: “Isso foi legal da parte do RADIOHEAD, mas eles certamente não deviam isso a nós de forma alguma... Eles se saíram muito bem, então, não precisaram da nossa ajuda (risos), mas agradecemos o elogio”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page