top of page
  • by Brunelson

Perry Farrell: como ele ajudou John Frusciante a largar as drogas?


A década de 90 apresentou alguns dos pontos mais baixos na vida do atual guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, John Frusciante, imprensados entre alguns de seus picos mais altos.


Durante a maior parte da década, Frusciante saiu do RED HOT CHILI PEPPERS no auge do seu sucesso comercial e foi um viciado em drogas recluso que estava fazendo discos experimentais solo enquanto mal sobrevivia, ficando muito longe do sucesso global que ele tinha alcançado e alcançaria com a sua banda - antes e depois.

Frusciante permaneceu impenitente em seus dias injetando heroína, mas houve um momento importante em que ele decidiu parar e sabemos que Flea e Anthony Kiedis (baixista e vocalista) também resolveram endireitar as suas vidas logo depois que Frusciante saiu da clínica de reabilitação.



Mas a questão é: como ele chegou a conclusão que deveria se internar?

Evidentemente, o vocalista do JANE'S ADDICTION, Perry Farrell, teve muito a ver com isso: “Perry me convenceu completamente a parar de usar drogas”, explicou Frusciante no livro do escritor Brendan Mullen que trata sobre Perry Farrel e o JANE'S ADDICTION, chamado "Whores".

Ele continuou: “E então ele me disse: 'Ok, vamos levá-lo para o hospital agora mesmo'. Eu estava com heroína persa e cerca de 30 gramas de cocaína, e quando chegamos no estacionamento do hospital, estava fazendo de tudo para não entrar e ir embora. Finalmente, entramos no hospital e Perry estava falando para as enfermeiras: 'Escutem aqui, vou ser bastante honesto com vocês, ele está realmente usando muitas drogas agora, então, acho melhor vocês aguardarem um pouco antes de querer dar a ele qualquer tipo de medicamento'”.

“Eu não conseguia mais sentir prazer em estar vivo de forma sóbria”, admitiu Frusciante. “Estar sob o efeito de heroína e cocaína o tempo todo, me fazia sentir como 'eu' de novo”. Farrell tornou-se uma importante tábua de salvação para o mundo exterior, alguém que tanto apoiou seu amigo durante o vício em drogas quanto gentilmente o levou à clínica de reabilitação.

E não por acaso, Farrell uma vez ajudou Frusciante a passar por uma experiência particularmente movida a drogas.

Frusciante adicionou: “Uma vez telefonei para Perry às 07:00hs da manhã depois de passar a noite em claro e lhe disse: 'Como você tira cobras dos olhos?' Ele falou: 'O quê?' Eu disse: 'Há cobras em meus olhos. Como faço para me livrar delas?' Eu olhava no espelho do banheiro para essas pequenas cobras saindo dos meus olhos. Eu até as ouviam falar, fazendo barulhinhos estranhos e outras coisas. Uma cobra colocava a cabeça para fora e eu tentava agarrá-la. Eu já estava ao ponto de colocar os meus dedos dentro dos meus olhos tentando puxá-los para fora. Eu fodi tanto com os meus olhos fazendo isso, cara... Eu ficava sentado no banheiro fazendo isso por horas a fio. Os meus olhos já estavam fechando por conta própria e eu lutava para abri-los, mas não conseguia. Falei para Perry ao telefone: 'As cobras fecharam os meus olhos'”.

Então, o conselho de Farrell foi mais espiritual do que qualquer outra coisa.

“Perry me disse que eu estava desequilibrado, algo sobre muito 'yin' e pouco 'yang' (figuras filosóficas chinesas). Sabe, essa era a minha roupa quando eu subia no telhado de casa para travar guerras contra fantasmas. Eu colocaria óculos de proteção e minha máscara de esqui, sendo que todas as partes do meu corpo ficavam cobertas sem buracos nenhum, para que assim, nada poderia entrar em mim em nenhum nível e em nenhum lugar".

Felizmente, Frusciante sobreviveu às duras batalhas contra cobras e fantasmas, e foi capaz de se livrar do vício em drogas a tempo de se juntar novamente ao RED HOT CHILI PEPPERS para gravarem mais um clássico álbum de sua discografia, "Californication" (7º disco, 1999).


Após um período de trabalho muito mais saudável, Frusciante deixaria novamente a banda em 2009, mas agora sob boas condições. Depois de 01 década gravando o seu próprio material solo, Frusciante faria a sua 3ª passagem pelo grupo retornando em 2019 e fazendo parte do elenco atual da banda até hoje.

A conexão entre o JANE'S ADDICTION e o RED HOT CHILI PEPPERS não terminaria por aí.

O guitarrista do JANE'S ADDICTION, Dave Navarro, (que foi guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS substituindo Frusciante nos anos 90), continua numa longa batalha contra complicações da covid e não está em condições de participar das turnês do grupo. Com isso, na turnê em 2022 foi chamado o guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE, Troy Van Leeuwen, para substitui-lo, sendo que agora para a turnê em 2023, foi anunciado que o ex-guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, Josh Klinghoffer (que substituiria Frusciante neste século atual entre 2009 à 2019), irá ser o guitarrista de turnê do JANE'S ADDICTION.

Somente como nota, após a sua saída do RED HOT CHILI PEPPERS, Josh Klinghoffer é também membro de turnê como multi-instrumentista e backing vocals no PEARL JAM.







Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page