• by Brunelson

Pearl Jam: relembrando cover da música "Masters of War" de Bob Dylan em 1992


PEARL JAM já fez cover da música de Bob Dylan, "Masters of War", em uma infinidade de ocasiões ao longo do tempo.

Esta canção surgiu em 1963 e foi lançada no 2º álbum de estúdio de Bob Dylan, "The Freewheelin'", mas apesar de Dylan ter apenas 22 anos de idade quando a música foi lançada, ele lidava com temas que você não tenderia a associar a alguém tão jovem.

Em 2001, Bob Dylan falou ao jornal USA Today que “não é uma canção anti-guerra. Está falando contra o que Eisenhower estava chamando de complexo militar-industrial quando estava deixando a presidência. Esse espírito estava no ar e eu peguei”.

É uma crítica ao regime americano e por que Dylan sentiu que foi um ato inútil que, em vez de criar qualquer defesa, apenas piorou as coisas: “Eu realmente nunca escrevi algo assim antes. Eu não canto canções que esperam que as pessoas morram, mas não pude evitar com esta. A música é mesmo uma espécie de risco para mim, uma reação à gota d'água, um sentimento de: 'O quê você pode fazer?'”.

Esta mensagem "anti-guerra" é aquela que o vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, realmente acredita e que se reflete em sua performance, a qual separamos no final dessa matéria e que foi transmitida em 1992 e diretamente do coração (foto).

Mas foi num show do PEARL JAM em 2014, onde Vedder falou para a plateia antes de tocar essa música: “Juro por Deus, há pessoas por aí procurando uma razão para matar! Eles estão procurando um motivo para cruzar as fronteiras e conquistar terras que não lhes pertencem. Eles deveriam dar o fora e cuidar da própria merda”, o que reforça o sentimento que inspirou Dylan a escrever e compor a música "Masters of War" há tantas décadas atrás...

No vídeo que separamos, Vedder fez o cover pela 1ª vez desta canção e foi com o seu colega de banda do PEARL JAM, o guitarrista Mike McCready, num evento realizado em 1992 para comemorar os 30 anos de Bob Dylan como artista, com vários convidados se reunindo e unindo forças em bons momentos musicais no Madison Square Garden, New York.

O próprio Dylan até tocou no evento, assim como Neil Young, George Harrison, Johnny Cash, Tom Petty & The Heartbreakers, Eric Clapton e Lou Reed, com um jovem Eddie Vedder também deixando a sua marca - o famoso guitarrista americano, G. E. Smith, acompanha a dupla do PEARL JAM aqui nessa apresentação.

Pode não ser a performance mais emblemática que a banda já fez desse cover - DVD "Let's Play Two" manda um abraço - mas ficou um ajuste perfeito para o seu vocalista.


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques