top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: abrindo turnê americana 2023 com alguns sucessos e raridades


PEARL JAM iniciou ontem (31/08/2023) a 3ª perna da turnê americana em divulgação ao último álbum de estúdio, "Gigaton" (11º disco, 2020), e como de costume, o setlist foi marcado por várias raridades, como por exemplo, terem aberto o show com a música "Indifference" pela 1ª vez desde 1994 (2º disco, "Versus", 1993).

Depois de quase 01 ano sem se apresentar ao vivo - último show do grupo foi em Denver no dia 20 de setembro de 2022 - o concerto aconteceu na cidade de St. Paul, Minnesota (foto pôster), e logo de cara a banda tocou de forma inesperada a canção “Indifference” como abertura de show somente pela 3ª vez em toda a sua história, a 1ª desde 06 de março de 1994. De vez em quando essa música é apresentada nos shows, mas sempre é tocada para encerrar um show ou perto do final do mesmo, com isso, a noite já preparava o público para o que iria vir em um setlist de 24 músicas com alguns sucessos e um punhado de outras raridades.


Também a sentimental canção, "Sometimes", do álbum mais experimental do grupo até hoje, "No Code" (4º disco, 1996), foi apresentada ao vivo apenas pela 3ª vez desde 2018. Outra música que foi lançada nesse mesmo álbum e que também é uma raridade nos shows, "I'm Open", teve a sua vez sendo apresentada mais tarde durante a noite.


Antes de tocarem a clássica canção “Black” (1º disco, "Ten", 1991), Vedder mencionou que as suas 02 filhas adolescentes assistiram recentemente e junto com ele, a lendária apresentação do PEARL JAM no acústico da MTV em 1992. Vedder admitiu não se lembrar da gravação, mas depois de vê-la novamente, declarou que foi “muito boa”.


Com as 05 primeiras músicas do show sendo apresentadas com todos os membros da banda sentados, chegou a hora do negócio ferver...

Mais raridades vieram com a canção “Insignificance”, desde 10 de maio de 2016 que não era apresentada nos shows. Essa música quebraceira foi lançada no soturno álbum "Binaural" (6º disco, 2000), considerado pelo próprio guitarrista da banda, Stone Gossard, como o álbum "ovelha negra" na discografia do PEARL JAM.

E apenas pela 2ª vez nos últimos 05 anos, mais uma canção de um álbum subestimado do PEARL JAM foi tocada, “Love Boat Captain”, lançada em seu 7º disco, "Riot Act" (2002), com o vocalista Eddie Vedder falando emocionado ao público antes de tocar essa música, sobre o incêndio devastador que está ocorrendo em Maui, Havaí, onde vários moradores estão perdendo as suas casas e grande parte da bela natureza está virando cinzas.

Do último álbum lançado, "Gigaton", as escolhidas da vez foram as canções: "Buckle Up", "Seven O'Clock", "Dance of The Clairvoyants" e "Superblood Wolfmoon".


PEARL JAM retorna ao mesmo local amanhã (02/09/2023) para o 2º show da turnê e tudo o que podemos esperar com certeza é um setlist totalmente diferente deste aqui apresentado e que você pode conferir no final dessa matéria.


O grupo ficará na estrada apenas até o dia 19 de setembro, encerrando a turnê em Austin, Texas. Depois disso, Vedder fará 03 apresentações solo divulgando o seu último álbum de estúdio lançado, "Earthling" (3º disco, 2022).


Desde 2021, quando retornou aos palcos após a pandemia, PEARL JAM já fez também a turnê europeia em 2022. Além das turnês americanas, a banda teve passagem pelo Canadá.

Enquanto isso, os trabalhos continuam para o vindouro 12º álbum de estúdio do grupo, o qual está sendo produzido por Andrew Watt, que fez a 1ª sessão de gravação com a banda no verão americano em 2021. Ainda não há nenhuma data de lançamento prevista.


Setlist:


1. Indifference

2. Buckle Up

3. Sometimes

4. Wishlist

5. Black

6. Given to Fly

7. Mind Your Manners

8. Why Go

9. Seven O'Clock

10. Even Flow

11. Dance of The Clairvoyants

12. I'm Open

13. Insignificance

14. Daughter

15. Superblood Wolfmoon

16. Love Boat Captain

17. State of Love and Trust

18. Porch


Encore Break


19. Wildflowers (cover Tom Petty)

20. Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town

21. Go

22. Crazy Mary (cover Victoria Williams)

23. Alive

24. Yellow Ledbetter

(foto do show em St. Paul, Minnesota)







































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page