top of page
  • by Brunelson

Nirvana: “o disco 'Nevermind' soa comercial, porque Butch Vig deu à banda o som que eles queriam"


A decisão de contratar o produtor Steve Albini para gravar o último álbum de estúdio do NIRVANA, "In Utero" (4º trabalho de estúdio, 1993), foi uma escolha muito consciente.

Os pioneiros do grunge de Seattle tiveram o produtor interno da Sub Pop Records e guitarrista do SKIN YARD, Jack Endino, para produzir o seu disco de estreia, "Bleach" (1989), mas foi o produtor Butch Vig e seu estilo característico que catapultou ao mainstream o 2º álbum de estúdio, "Nevermind" (1991).

Imediatamente após o sucesso do disco "Nevermind", Kurt Cobain começou a sentir que a produção de Vig foi muito focada no lado comercial da coisa.

“Olhando para trás, para a produção do álbum 'Nevermind', estou agora envergonhado com isso”, disse Cobain ao jornalista e autor Michael Azerrad, na biografia da banda de 1993, "Come as You Are: The Story of Nirvana". Cobain adicionou: “Está mais próximo de um disco do MOTLEY CRUE do que um álbum de punk rock”.

“Em retrospecto, acho que Cobain precisava trabalhar com alguém como o produtor Steve Albini para recuperar a sua ética ou credibilidade punk”, disse Butch Vig para a Billboard em 2011. “Quando terminamos a gravação do disco 'Nevermind', toda a banda adorou, só que mais tarde, Kurt meio que desrespeitou isso na imprensa”.

Vig acrescentou: “Mas ele só estava dizendo isso porque ele não poderia dizer: ‘Sabe, eu amo o disco 'Nevermind' e estou feliz por ele ter vendido mais de 10 milhões de cópias’. Você sabe, isso simplesmente não é uma coisa legal de se dizer e acho que ele sentiu que queria fazer algo mais primitivo, então, trabalhar com Steve Albini foi bom porque ele basicamente só grava as músicas. Ele realmente não faz nenhuma produção".

Depois de algumas sessões provisórias com o produtor Jack Endino em Seattle, NIRVANA conseguiu contratar Albini como produtor do álbum "In Utero". E como os fãs mais assíduos já sabem, o próprio Albini se recusa a ser chamado de “produtor”, preferindo usar o termo “engenheiro de som”.


É a abordagem de Albini em gravar álbuns de forma simples, crua e destinado a refletir o som de como a banda realmente soa ao vivo, em vez dos caprichos de um produtor "de verdade" azeitando a gravação com brilhos, overdubs, dobras e outros apetrechos, para que tudo soe como uma coisa limpa, comercial e de fácil digestão ao público.

Em comemoração ao 30º aniversário do disco "In Utero", o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl, junto com Albini, foram entrevistados pelo podcast do apresentador de auditório da TV americana, Conan O’Brien, onde Albini afirmou que Butch Vig “não era um produtor 'comercial' quando gravou o álbum 'Nevermind', porque ele deu ao NIRVANA o som que eles realmente procuravam na época".

Albini concluiu, também observando que tanto ele quanto Vig criaram as suas respectivas estéticas de produção gravando “discos de orçamento para bandas falidas em um curto espaço de tempo” e até admitiu que havia alguma “competição amigável” entre eles, sendo que durante a entrevista, Albini permaneceu sempre em respeito por Vig com as suas palavras.







"Drain You" (Disco: "Nevermind")


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page