top of page
by Brunelson

Steve Albini: “Nirvana tinha deixado de serem surfistas de sofá para serem a maior banda do mundo"


Dave Grohl e Krist Novoselic falaram sobre a desorientadora ascensão da banda à fama com a explosão global do álbum "Nevermind" do NIRVANA: "Éramos crianças", em entrevista para o podcast do apresentador de auditório da TV americana, Conan O'Brien.


Passar do underground para a fama no nível de Michael Jackson da noite para o dia é alucinante para qualquer um, mas para os desalinhados punk rockers de 20 e poucos anos de idade do NIRVANA foi ainda mais desorientador e transformador do que eles jamais poderiam ter imaginado.

Em uma prévia exclusiva pela Billboard da entrevista ao podcast que foi realizada para promover o relançamento do álbum "In Utero" do NIRVANA que está fazendo 30 anos de vida, Dave Grohl (baterista), Krist Novoselic (baixista) e Steve Albini (produtor do disco "In Utero"), falaram sobre diversos assuntos dessa era (foto) e também relembraram o começo do NIRVANA como uma banda fazendo turnês por conta própria em uma van ao fenômeno que virou com o lançamento do álbum "Nevermind".

O apresentador O'Brien admitiu que era um grande fã quando o NIRVANA surgiu no mainstream, dizendo mais tarde sobre o disco "In Utero": “Na época, me lembrei que as músicas desse álbum – e digo porque eu era um grande fã – poderiam servir como música de fundo para filmes de terror, o que eu relacionava com a estranheza de eu estar iniciando um show noturno na TV de completa obscuridade”.

“Isso é semelhante à experiência do NIRVANA, eu imagino”, disse Grohl, que lembra que tinha apenas 21 anos de idade quando a banda de repente se tornou massiva em 1991, após o lançamento do seu 2º álbum de estúdio e o 1º por uma grande gravadora, "Nevermind".


Para contextualizar, Novoselic tinha 25 anos e Cobain tinha 24: “Éramos crianças e quando você fala sobre a quantidade de tempo que passou, pra mim, não é tanto sobre os anos que se passaram, é sobre as experiências que simplesmente le