top of page
  • by Brunelson

Kurt Cobain: fotógrafo de sua última sessão relata "serendipidade caótica"


A rede de comunicação americana, PBS, vai apresentar uma série chamada "Icon: Music Through The Lens", que leva o espectador para sessões de fotos que ocorreram com vários artistas musicais.

E o 1º episódio irá ao ar hoje (16/07/2021), que vai narrar a icônica sessão de fotos de 1993 do fotógrafo de New York, Jesse Frohman, com o frontman do NIRVANA, Kurt Cobain (foto).




A série irá explorar o vasto e emocionante mundo da fotografia musical, lançando luz sobre a cultura visual que acompanha e gera a sua própria forma de arte. Por meio de entrevistas eletrizantes com fotógrafos musicais, jornalistas, galeristas e músicos, o documentário promete levar os espectadores para trás das lentes de algumas das imagens e momentos mais reconhecíveis da história da música moderna.

Neste episódio de estreia, o fotógrafo Frohman leva os espectadores pelos meandros de sua sessão com Kurt Cobain, famosa por ser a última sessão de fotos com o falecido vocalista - Cobain viria a falecer em abril de 1994. O comentário de Frohman brinca com imagens irreverentes de Cobain com um cigarro na boca, um chapéu de caçador na cabeça e os olhos escondidos atrás dos seus óculos de sol brancos.

Mais tarde, esses óculos seriam revividos por outros artistas do rock, rappers e atletas, demonstrando o impacto duradouro da iconografia de Kurt Cobain (um abraço à banda THE KINKS e para Andy Wood do MOTHER LOVE BONE).

Desde o início, Frohman lembrou da sensação de "serendipidade caótica" que definiu grande parte da sessão de fotos, vendo um Kurt Cobain tão chapado que estava ao ponto de quase ver o ícone grunge vomitar. Cobain chegou 04 horas atrasado para a sessão de fotos e em vez de ter sido realizada no Central Park, New York, como originalmente planejado, a equipe de produção foi forçada a se mudar para o porão de um antigo hotel da cidade.

Porém, a desordem só aumentou a magia da sessão: “Quando recebi as fotos do laboratório, sabia que tinha algo realmente especial”, lembra Frohman.

Em maio de 2021, uma coleção de fotos foi leiloada por Frohman - algumas imagens nunca antes vistas de Kurt Cobain - e uma parte de todos os lucros foi para a Fundação JED, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do suicídio e conscientização sobre a saúde mental em adolescentes.

Esta série será apresentada semanalmente até o dia 13 de agosto.


Confira uma prévia do que será apresentado hoje a noite:


Komentarai


Mais Recentes
Destaques
bottom of page