top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: quando escolheu a “melhor banda” que já tinha visto


Quando se tratava de Jimi Hendrix, as conversas geralmente giravam em torno de sua música profundamente inovadora e que gerou um som tão elementar. 


É claro que a maior parte disso se concentrou em sua performance como vocalista e guitarrista, que aparentemente explodiria da noite para o dia depois de trabalhar durante anos no efervescente circuito underground dos EUA como membro de bandas de apoio e depois em carreira solo.



Como é sabido, Hendrix era um personagem amigável que estava mais do que disposto a destrinchar as motivações por trás de sua música e reverenciar aqueles que o inspiraram.


Desde os bluesmen de tempos passados até uma variedade de artistas com quem ele conviveria, Hendrix chegou a citar em entrevistas uma série de grandes nomes que lhe influenciaram ou que ele demonstrava respeito.


Revelando a amplitude do gosto de Hendrix, ele citaria nomes como o guitarrista irlandês, Rory Gallagher, considerado pelo próprio Hendrix o melhor guitarrista do mundo. Em outros lugares, nomes como Billy Gibbons do ZZ TOP, Bob Dylan e Eric Clapton foram apenas outros que ele defenderia.


E se referindo especificamente a uma banda, tanto Hendrix quanto os seus companheiros originais de grupo - o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding - sentiram que o THE KINKS era a “melhor banda" que eles já tinham visto, de acordo com o próprio vocalista/guitarrista do THE KINKS, Ray Davies.


Foi em uma recente entrevista para a revista Mojo em 2023, quando perguntado sobre Jimi Hendrix: “Deveríamos ter nos apresentado no Monterey Festival ou no Woodstock Festival, um daqueles grandes festivais americanos onde todos imitavam o nosso estilo. A única pessoa que nos deu crédito pelo que fizemos foi Jimi Hendrix".


Davies finalizou: "Ele, Mitch Mitchell e Noel Redding, disseram uma vez quando nos encontramos aqui na Inglaterra, que a melhor banda que eles já tinham visto era o THE KINKS. Muitos dos nossos colegas britânicos disseram que tínhamos terminado, devido a proibição que tivemos de nos apresentarmos nos EUA entre os anos de 1965 à 1969, mas ainda estávamos gravando discos na Inglaterra. Sabe, você tinha que viajar pelos EUA em turnês para aparecer em programas de TV americanos. Naquela época, se você não conseguisse entrar naquele continente, não poderia ser promovido ao próximo passo”.




Mais Recentes
Destaques
bottom of page