top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: a 1ª vez quando queimou uma guitarra e quando outra pegou fogo sozinha enquanto tocava


Houve um pouco de tensão nos bastidores enquanto Jimi Hendrix se preparava para subir ao palco do Finsbury Park Astoria em 31 de março de 1967, na cidade de Londres - desde a década de 70, esse local é chamado Rainbow Theatre

Era o 1º show da turnê de Hendrix abrindo para o THE WALKER BROTHERS e havia murmúrios de incerteza sobre como o público reagiria - que estava ali mais para ver a banda principal.




Até porque, o disco de estreia de Jimi Hendrix, "Are You Experienced" (1967), ainda seria lançado daqui a 02 meses e se alguém daquela plateia mainstream conhecesse alguma música de Hendrix, teria sido mais pelos 02 singles que ele já tinha lançado em divulgação ao seu vindouro álbum de estreia, que foi o cover de "Hey Joe" ou o recém-lançado para a canção "Purple Haze".




Ninguém sabia como aquele público britânico reagiria a um músico americano que não era conhecido em sua terra natal, ainda mais se tratando da época de bandas da "Invasão Britânica" que governavam o rock'n roll na década de 60. Havia preocupações de descontentamento ou possivelmente até de violência para o show de Hendrix, mas o que preocupava financeiramente o empresário inicial de Hendrix, Chas Chandler (ex-baixista do THE ANIMALS), era o medo de que ninguém do público reagisse.

Então, foi "determinado" que Hendrix precisaria de um artifício para deslumbrar a multidão.

Hendrix já havia estabelecido alguns dos seus movimentos característicos, incluindo tocar guitarra com os dentes e se contorcer no chão com acordes ainda sendo produzidos, mesmo assim, Chandler queria algo espetacular. Foi quando o jornalista da revista britânica New Music Express, Keith Altham, sugeriu em tom de brincadeira, que Hendrix deveria colocar fogo em sua guitarra.

“No final de sua apresentação, Jimi Hendrix começou a atear fogo na guitarra na metade da música 'Wild Thing'”, Altham lembrou mais tarde numa entrevista para a Q Magazine. “Com Jimi montando em sua guitarra Fender Stratocaster e ascendendo vários fósforos antes que a guitarra pegasse fogo, depois, ficou no palco uma pequena pilha patética de fósforos usados, sendo que não foi exatamente um inferno gigantesco o que tinha acontecido ali, mas Jimi aproveitou ao máximo girando a guitarra em chamas ao redor da cabeça e dando um toque de 'machado' louco, só pra garantir".

Embora colocar fogo em guitarras mais tarde se tornasse uma natureza para Hendrix, com a mais icônica de todas sendo a da sua apresentação no Monterey Pop Festival em 1967 (foto) na frente de um público americano, teve outro show na história em que o feitiço virou contra o feiticeiro.



“Jimi Hendrix sofreu queimaduras na mão quando a sua guitarra acidentalmente pegou fogo no clímax de sua apresentação”, escreveu o jornalista Chris Welch em um artigo para a revista britânica Melody Maker, falando sobre outra apresentação em terras britânicas. “Hendrix estava deitado no palco tocando guitarra com os dentes, quando de repente a guitarra pegou fogo. Jimi saltou para trás e saiu correndo do palco seguido pelos seus companheiros de banda”.

Welch finalizou: “A guitarra foi deixada queimando perigosamente perto das cortinas que estavam fechadas e o gerente de palco, Nick Jones, correu e tentou pegar a guitarra, o que acabou queimando a sua mão na tentativa. Um roadie correu ao palco com um extintor de incêndio e apagou as chamas, que já saltavam 03 metros no ar”.

Confira a icônica performance de Jimi Hendrix em 1967 no Monterey Pop Festival, EUA, onde ele coloca fogo em sua guitarra no final da música "Wild Thing". Foi aqui neste show que Hendrix ficou conhecido nos EUA, somente depois de já ser conhecido na Inglaterra e posteriormente pela Europa.


Mais Recentes
Destaques
bottom of page