top of page
  • by Brunelson

Deep Purple: "a polícia estava sacando as suas armas quando estávamos gravando 'Smoke on The Water'"


DEEP PURPLE foi entrevistado pela revista Classic Rock e falou sobre o incidente policial “hostil” que sofreram durante a gravação da clássica música "Smoke on The Water" (6º disco, "Machine Head", 1972).


* Deep Purple: um breve histórico sobre a banda... O guitarrista original da banda e um dos membros fundadores, Ritchie Blackmore (que teve a sua última passagem pela banda em 1993), relembrou da polícia suíça "sacando as suas armas" do lado de fora do local onde estavam gravando esta canção, que foi num hotel abandonado (desativado) na Suíça.


* Deep Purple: o pior álbum na opinião de Ritchie Blackmore dos quais participou


* Deep Purple: resenha sobre o clássico disco "In Rock"

O baterista fundador e que está no grupo até hoje, Ian Paice, revelou que enquanto eles estavam tocando essa música, eles experimentaram uma situação “bastante hostil” com as autoridades locais.

A banda estava tocando e gravando num hotel na Suíça em 1971, no mesmo período onde o local para shows chamado Montreux Casino foi incendiado por um fã com um sinalizador durante um show do próprio DEEP PURPLE - que foi de onde veio a origem do nome desta canção.


Toda vez que a banda terminava uma tomada, eles saíam do hotel e se dirigiam a uma unidade móvel (que era do ROLLING STONES) que ficava estacionada ao lado do hotel, para que eles pudessem escutar como havia ficado cada gravação que faziam.

Conforme é reportado num DVD do DEEP PURPLE que mostra todo o processo de criação e gravação do álbum "Machine Head", os membros da banda faziam militarmente todo esse processo quando terminavam de gravar uma música, tendo que encarar uma forte neve que caía do lado de fora.

A polícia suíça teria começado a bater na porta dessa unidade móvel enquanto eles estavam criando "um barulho infernal".

Paice revelou: “Não havia isolamento acústico naquele hotel e estávamos gravando à noite... Era um baita barulho!”

Blackmore acrescentou: “Nós criamos a música 'Smoke on The Water' nesse hotel e o riff eu inventei no calor do momento. Tinha acabado de tocar junto com Ian Paice, quando Roger Glover juntou-se a nós (baixista)”.

O guitarrista finalizou: “Saímos para a unidade móvel e estávamos ouvindo uma de nossas gravações da canção 'Smoke on The Water', quando escutamos algumas batidas na porta. Era a polícia local e eles estavam sacando as suas armas tentando parar com tudo porque o som era muito alto. Sabíamos que a polícia estava ali para fechar tudo e dissemos ao nosso produtor: 'Vamos aguardar eles irem embora para ver se temos alguma chance de terminar essa música'".


* Deep Purple: Top 03 melhores riffs de guitarra de Ritchie Blackmore


"Smoke on The Water"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page