top of page
  • by Brunelson

Chuck Berry: quem é o personagem da clássica música "Johnny B. Goode"?


Resolvemos estabelecer a verdadeira identidade de um personagem imortalizado na música popular, se dirigindo ao sul dos EUA para rastrear o genuíno Johnny B. Goode, o jovem prodígio da guitarra que Chuck Berry cantou em seu single de 1958 e que leva o mesmo nome.


Segundo a história, a música "Johnny B. Goode" é baseada na própria vida de Chuck Berry. Escrita enquanto ele estava em turnê passando pela cidade de New Orleans em 1958, a canção se concentra em um menino pobre de uma família de agricultores rurais no extremo sul dos EUA. Apesar das poucas perspectivas e escolaridade limitada, ele consegue dominar a guitarra e se torna o líder de uma banda mundialmente famosa.

Embora o sucesso da música "Johnny B. Goode" se deva em parte à inclinação autobiográfica da mesma, Chuck Berry estava um pouco melhor do que o fictício Johnny.

Ao contrário do protagonista da canção, Berry sabia ler e escrever muito bem. De fato, quando Berry revelou o significado por trás da música para a revista Rolling Stone, ele rapidamente se associou ao “garoto do interior” que cresceu numa cidade atrasada no extremo sul americano.

Na verdade, Berry cresceu em St. Louis, uma cidade do meio-oeste com uma atmosfera incomumente cosmopolita. Ele pode não ter sido o acadêmico mais perspicaz, mas Berry também estava longe de ser uma pessoa não culta.

Você pode ver dessa forma: Johnny B. Goode é simplesmente uma versão mitificada de Chuck Berry. Claro, isso seria ignorar a presença de Jonnie Johnson, um pianista que tilintou os marfins em alguns dos maiores sucessos de Berry e que inspirou o nome do protagonista dessa música.


Nascido em Fairmont, West Virginia, Johnson foi membro da orquestra de jazz de Bobby Troupe, THE BARRACUDAS, durante a sua passagem pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na 2ª Guerra Mundial.

Após a guerra, ele se mudou para Detroit e depois para Chicago, onde forneceu acompanhamento ao piano para alguns dos artistas mais reverenciados da região, incluindo Muddy Waters e Little Walter. Ele se mudaria para St. Louis, onde formou o SIR JOHN TRIO com o baterista Ebby Hardy e o saxofonista Alvin Bennett.

Na véspera de Ano Novo de 1952, Bennett sofreu um derrame e precisou ser levado ao hospital. Buscando desesperadamente um substituto de última hora, Johnson chamou um jovem guitarrista chamado Chuck Berry, que, devido à sua falta de experiência, era um dos únicos músicos da cidade que não estava agendado para realizar um show de ano novo.

Foi um risco considerável, mas Berry exibiu um carisma extraordinário, mais do que compensado pela sua falta de experiência. Bennett nunca se recuperou totalmente do derrame, deixando Berry para assumir o cargo em tempo integral com Johnson.

E quando Chuck Berry começou a sua carreira solo, ele frequentemente chamava o pianista, que posteriormente tocava em músicas como "Maybellene", "Wee Wee Hours", "Roll Over Beethoven" e "Sweet Little 16".


Só lembrando que a canção "Johnny B. Goode" seria um dos covers que Jimi Hendrix tocava de vez em quando nos shows, com a sua versão matadora que iria cativar milhares de fãs, além de ter sido a música usada pelo nosso querido personagem Martin McFly no clássico filme "De Volta Para o Futuro".


"Johnny B. Goode"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page