top of page

Val Kilmer: quando o ator escolheu suas 05 músicas preferidas de todos os tempos

  • by Brunelson
  • há 8 minutos
  • 4 min de leitura
ree

As pessoas sempre refletirão sobre a música que ouviram quando crianças com um toque de nostalgia, e a maneira como essas primeiras impressões moldam seus gostos e hábitos de audição mais tarde na vida é crucial para o desenvolvimento da identidade do sujeito. 


Para muitas pessoas de uma determinada geração, a presença inescapável dos BEATLES certamente deixaria uma impressão duradoura nos ouvintes, e eles ainda são considerados os salvadores da música para aqueles que cresceram na mesma época do auge de sua popularidade.


Embora ainda sejam altamente respeitados e celebrados por pessoas que não estavam presentes em sua ascensão à proeminência na década de 60, o nível de fama que eles alcançaram deveu-se à recepção contemporânea de sua produção, e não a uma avaliação retrospectiva. Se não tivessem sido o sucesso de vendas que foram, há todas as chances de que alguém tivesse tropeçado em suas obras mais tarde e os aclamado por sua música inovadora, mas a história se desenvolveu de forma que eles foram quase inevitáveis durante a maior parte de uma década.


Não era apenas um punhado de pessoas apaixonadas por seu trabalho - era praticamente todo mundo. Independentemente de sua identidade, origem ou profissão, você teria tido algum contato com os BEATLES se fosse um ser consciente nos anos 60, e os números de vendas dos seus discos sugerem que legiões de ouvintes estavam sendo convertidas em fãs sem muita persuasão.


Tamanha foi a influência deles que alguns ouvintes mais jovens teriam se inspirado ao ouvir os BEATLES para formar suas próprias bandas ou aprender a tocar seus primeiros instrumentos. Outros talvez não tivessem tanta inclinação, mas ainda assim teriam ficado obcecados a ponto de comprar todos os seus álbuns de estúdio e criar santuários para a banda em seus quartos na adolescência, abandonando o objetivo de "imitá-los" para se concentrar em ser um fã dedicado.


E embora tenha sido mais frequentemente associado ao THE DOORS, por ter interpretado Jim Morrison com maestria suprema nas telas do cinema, o falecido ator, Val Kilmer, era um fanático confesso pelos BEATLES, e assim como outras crianças impressionáveis de sua idade, foi transportado para outro mundo pelas obras do quarteto britânico. Nascido no final da década de 50, Kilmer era apenas uma criança quando os BEATLES surgiram, mas mesmo aos 06 anos de idade, ele sabia que estava ouvindo algo especial quando escutou a música "Eleanor Rigby" dos BEATLES pela 1ª vez.


Em uma entrevista para a rádio KCRW onde escolheu suas músicas preferidas de todos os tempos, Kilmer explicou por que estas canções o tocaram de uma forma única: "Essa música dos BEATLES tem apenas 02 minutos de duração e o jeito que ela começa é esse ataque que você ouve. Há algo na energia que é rock n' roll e todo este assunto me cativou quando eu era criança".


Refletindo mais sobre sua seleção musical, Kilmer afirmou que ela ainda se destacava para ele pelo valor nostálgico e formativo que guardava dentro de si: "Nasci no último dia dos anos 50, então, os anos seminais da história do rock foram todos cruciais na minha vida. A canção ‘Eleanor Rigby’ dos BEATLES, se parece com a maioria das minhas músicas favoritas, que fui escolhendo durante meu desenvolvimento e apenas despertando a minha expressão artística". 


Embora possa não ser uma canção que reflita inteiramente a produção da banda, sua singularidade e profundo impacto são o que a torna uma canção tão atemporal para muitos ouvintes, especialmente para Kilmer. Foi uma música que abriu sua visão de mundo e o acolheu no conforto do rock 'n' roll. 


Logo, ele também se apaixonou pela música de Elton John. Ele destacou a canção "Levon" como outra de suas preferidas: "Mais uma vez, assim como na música 'Eleanor Rigby', também se trata de uma história, mas não de uma forma linear, sabe?", disse Kilmer demonstrando sua inclinação para a ficção, que eventualmente o levaria a uma carreira no cinema. "É só uma linha e você... Assim como o rock 'n' roll é, você simplesmente entra naquele mundo".


Tomado por um frenesi de libertação, Kilmer foi em busca de canções que pudessem proporcionar o mesmo banho de água quente que os BEATLES e Elton John haviam lhe proporcionado. Então, ele olhou para o herói deles, Bob Dylan, e mais uma vez encontrou inspiração: "O que isso fez comigo foi meio que quebrar o molde das coisas", disse Kilmer sobre a música "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)", assim como Bob Dylan fez com muitas de suas canções.


Ele continuou: “Um amigo meu que curte as primeiras gravações de Bob Dylan, quando Dylan gravou seu 1º disco, uma vez estava sentado conversando junto com Dylan e os produtores John P. Hammond e Paul Rothchild, que gravaram os álbuns do THE DOORS, e me disse que nunca escolhia a melhor música gravada de uma banda como sua preferida, nunca. Simplesmente não é assim que ele ouve música... E você sabe no que estamos pensando quando digo ‘a melhor’, não é?”


Com clássicos incluídos na sua lista, a única coisa que Kilmer pôde adicionar ao seu arsenal do rock ‘n’ roll foi a exultação de um pouco de peso. Ele encontrou isso na música "Manic Depression" de Jimi Hendrix. Pode ser uma das maiores canções de rock ‘n’ roll já escritas, mas para Kilmer, ele não acredita que essa música tenha sido realmente escrita: "Você está simplesmente de mau humor ou descobre o que realmente está acontecendo, quando simplesmente pega um instrumento e a coisa naturalmente transborda", refletiu Kilmer filosoficamente sobre a criação desta canção de Jimi Hendrix.


Kilmer finalizou: “Tantos músicos, eu diria até todos os grandes artistas que já conheci e qualquer grande compositor, todos dizem exatamente a mesma coisa. Eles não escreveram a música de verdade. Todos dizem alguma versão de: ‘Eu era um estenógrafo, apenas saiu de mim’”. Ele também viu essa mesma sensação de divindade no hino eufórico do LED ZEPPELIN, a canção "Stairway to Heaven", dizendo que foi através dessa música que Kilmer descobriu o canal etéreo que o levou ao LED ZEPPELIN.


Em ordem de prioridade, confira as 05 músicas preferidas de todos os tempos do ator Val Kilmer:


1) "Eleanor Rigby" – BEATLES


2) "Levon" – Elton John


3) "It’s Alright Ma (I’m Only Bleeding)" – Bob Dylan


4) "Manic Depression" – Jimi Hendrix


5) "Stairway to Heaven" – LED ZEPPELIN


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page