top of page

Chris Cornell: "eles foram influentes em todos os sentidos, tanto como compositores quanto como cantores”, sobre os Beatles

  • by Brunelson
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
ree

Todos os caminhos do rock levam aos BEATLES. 


Sua influência na música popular é sísmica, servindo a várias gerações de artistas e fãs de música em ascensão como porta de entrada para o mundo da música em geral. Assim como um ecossistema mais profundo, inventivo e inspirado de ramificações e raízes de gêneros a serem explorados. 


Para muitos, uma leitura curiosa pela discografia do BEATLES junto com seus álbuns conceituais, desencadeia uma mudança de absorção sonora e imaginativa, forçando o cognitivo do ouvinte a explorar áreas desconhecidas da mente humana - e contando até hoje.


Avançando gerações, embora temporariamente perdessem o apoio do movimento punk rock, o trabalho dos BEATLES provou ser extremamente influente em uma geração de bandas emergentes que fervilhavam no underground de Seattle na década de 80 - apesar de na época, esses grupos não admitirem abertamente seu amor pelos BEATLES.


Liderando a explosão grunge que dominaria o início dos anos 90, o amor do NIRVANA por John Lennon e a arte simples e concisa de Paul McCartney, brilhariam em seus hinos de rock curto que impulsionaram o rock alternativo ao mainstream, ainda que involuntariamente.


Assim como o amor de Jerry Cantrell (guitarrista e compositor desde sempre do ALICE IN CHAINS) pelas composições de Lennon, o cover posterior da banda MELVINS de "I Want to Hold Your Hand" aos covers rotineiros apresentados em shows solo de Eddie Vedder ou do PEARL JAM, os BEATLES estavam no DNA do grunge. 


E o vocalista do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, era tão louco pelos BEATLES quanto seus colegas, confessando em uma entrevista de 2011 para o radialista Howard Stern o quão antiga era sua paixão por eles: “Eu tinha 'roubado' uma pilha de discos vinis dos BEATLES que cobriam toda a carreira deles. Dois daqueles álbuns eram aquelas coletâneas ‘best of’ e eu ouvia tudo, mas me apaixonei pelas músicas mais recentes. Mesmo tendo 09 anos de idade e sem saber, eles foram influentes em todos os sentidos, tanto como compositores quanto como cantores”.


Com certeza foi um ótimo começo para a produção deslumbrante de Chris Cornell que iríamos tomar conhecimento mais tarde, sendo apresentado ao mundo primeiro como vocalista do SOUNDGARDEN, e depois desempenhando sua função no TEMPLE OF THE DOG, AUDIOSLAVE e uma prolífica carreira solo.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page