top of page
  • by Brunelson

Chris Shiflett: lembrando quando afinou de forma errada a sua guitarra para tocar "Stacked Actors"


O guitarrista do FOO FIGHTERS, Chris Shiflett, foi entrevistado pela Guitar Interactive Magazine e relembrou os seus primeiros dias na banda quanto entrou em 1999. Ele falou de quando aprendeu a tocar a música “Stacked Actors” por causa de sua afinação alternativa na guitarra.


Antes, Shiflett já era um guitarrista experiente sendo membro da banda NO USE FOR A NAME, sendo que ele já era fã do FOO FIGHTERS e do NIRVANA.


Ele começou falando: “Foi simplesmente incrível entrar nessa banda com um monte de gente que você não conhece, mas que você já os amavam, porque eu era um grande fã... E conseguir fazer isso em um nível que você sempre sonhou, foi uma loucura”.

Shiflett adicionou: “A alegria de fazer parte disso superou o meu nervosismo”, se referindo ao seu 1º show como guitarrista do FOO FIGHTERS, que acabou sendo uma apresentação surpresa no clube Troubadour em Los Angeles.

Quando perguntado se já tinha cometido algum erro grave como guitarrista novato do FOO FIGHTERS, Shiflett lembrou de um erro de afinação que ocorreu durante a passagem de som do seu 2º show com a banda: “Me lembro que no meu 2º show com o FOO FIGHTERS, quando fomos fazer a passagem de som antes do show, tinha essa música chamada ‘Stacked Actors’. Esta canção foi lançada no 3º disco do FOO FIGHTERS, ‘There is Nothing Left to Lose’ (1999), sendo que eu não estava na banda ainda quando eles gravaram esse álbum e o mesmo ainda não tinha sido lançado quando eu já estava na banda, então, eu tive que aprender aquelas músicas antes de fazermos os shows".

"Antes de entrar no FOO FIGHTERS, eu nunca tinha tocado em nenhuma afinação diferente e era algo que eu não sabia. Sendo que havia muitas afinações diferentes, tipo, não apenas a drop D, mas algumas afinações realmente selvagens e abertas".

“E com a música ‘Stacked Actors’ você pega a corda E grave e baixa a afinação para A. É uma loucura e uma coisa irreverente. Na passagem de som, acidentalmente afinei a minha guitarra para Lá sustenido e não percebi. Começamos a tocar e sabe quando você percebe que tem alguma coisa estranha? Tipo: ‘Algo está terrivelmente errado aqui e eu não sei o que é!’” (risos)

Sendo assim, Shiflett admitiu que seguiu em frente sem dizer nada, até que Dave Grohl o repreendeu sutilmente quando terminaram a passagem de som.

Ele concluiu: “Eu era tão inexperiente com esse tipo de coisa que não percebi que era eu o problema! (risos) Eu só me lembro de Dave chegando perto de mim, depois quando terminamos a passagem de som, me dizendo: ‘Cara, não faça mais isso’. Esse foi um daqueles momentos em que pensei: ‘Merda! Já cheguei estragando tudo!'”



“Stacked Actors”


תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page