top of page
  • by Brunelson

Chris Shiflett: as 02 guitarras que ele ganhou de Dave Grohl quando entrou no Foo Fighters


Dave Grohl tem a reputação de ser uma alma gentil, pois você não recebe a etiqueta de “O cara mais legal do rock” sem motivo.

Mas durante os primeiros dias do FOO FIGHTERS para algumas pessoas de fora e ex-membros da banda, Grohl não foi tão bem visto assim.

Em 1º lugar, ele regravou na surdina a bateria para o 2º álbum de estúdio da banda, "The Colour and The Shape" (1997), eliminando efetivamente o baterista original, William Goldsmith.


E durante a turnê desse disco, o guitarrista Franz Stahl (que já havia tocado com Grohl na lendária banda de hardcore da capital Washington, SCREAM, e que tinha substituído Pat Smear na guitarra) foi demitido depois que as sessões de composição não deram em nada - e também sem avisar devidamente ao seu colega.




Depois de gravar como uma banda power trio o seu 3º álbum de estúdio, "There is Nothing Left to Lose" (1999), o FOO FIGHTERS precisava de um 2º guitarrista e Chris Shiflett foi escolhido depois de um longo teste de audição com inúmeros candidatos que durou 02 semanas.



Porém, a sua entrada no FOO FIGHTERS ainda pairava sobre a desconfiança, com Shiflett estando ciente que a 1ª meia década de existência do grupo viu 02 guitarristas entrarem e saírem da banda, sendo que no início de sua convivência com o FOO FIGHTERS, Shiflett percebeu que o guitarrista original do grupo, Pat Smear, estava procurando se juntar à banda novamente, deixando Shiflett em dúvida sobre a sua longa permanência no grupo.

Mas no final das contas, Shiflett não tinha motivos para se preocupar...

Smear finalmente voltaria ao FOO FIGHTERS como somente membro de turnê em 2006 e participando de alguns shows esporádicos, sendo que em 2011 ele retornaria em tempo integral, mas o papel de Shiflett como guitarrista solo nunca esteve em perigo.


Na verdade, no início de sua gestão, Shiflett teve a sua confiança reforçada quando Grohl lhe deu algumas guitarras especiais, pois quando ele conseguiu o emprego, Shiflett apareceu em seu 1º ensaio do FOO FIGHTERS com apenas 01 guitarra.

Sendo entrevistado pela revista Premier Guitar um tempo atrás, Shiflett falou: “Quando entrei para o FOO FIGHTERS, lembro que no 1º ensaio que tivemos Dave me disse: 'Quantas guitarras você tem?' E eu falei: 'Bem, eu tenho 02, mas uma delas está com o braço quebrado'. Ele meio que riu e me disse: 'Ok, temos que conseguir mais algumas guitarras pra você'".

Depois de vasculhar as lojas de guitarras em Los Angeles, Grohl comprou pessoalmente 02 guitarras para Shiflett.

Uma delas foi uma Gibson Les Paul Custom branca desbotada da década de 90 que pode ser facilmente identificada graças ao adesivo de Ace Frehley (guitarrista do KISS) no corpo da guitarra (foto). Essa guitarra Les Paul tornou-se a guitarra na afinação em drop D de Shiflett, que ele usa para clássicos da banda como a música "Everlong" (2º disco).

A outra guitarra que Grohl deu de presente a Shiflett também foi uma Gibson, uma Explorer branca não muito diferente daquela que Grohl tocava nos primeiros dias de banda e que deixou de toca-la há muito tempo.

“Na verdade, na hora eu sabia que Dave tocava com Explorers naquela época, quero dizer, nos primeiros dias do FOO FIGHTERS, e peguei ela achando que fosse meio que uma piada”, admitiu Shiflett. “Eu cheguei a perguntar para Dave: 'Ah, eu devo pegar essa guitarra mesmo?' E Dave me respondeu: 'Sim'”.

A guitarra Explorer de Shiflett possui o seu próprio adesivo exclusivo, desta vez com um tigre no corpo da guitarra (foto).

Shiflett confessou que parou de tocar com essa Explorer nos últimos anos, mas a recuperou e agora a usa com frequência durante os seus projetos paralelos.

O guitarrista do FOO FIGHTERS finalizou: “Essa Explorer é uma daquelas guitarras em que você pensa que é uma guitarra 'boba' de heavy metal, mas ela pode ser a guitarra mais bem balanceada já feita, sabia? É perfeita, muito boa de tocar e é tão ergonomicamente correta”.



Confira Chris Shiflett se apresentando com o FOO FIGHTERS e tocando uma música com cada uma dessas guitarras citadas nessa matéria:


"Everlong" (com a guitarra Gibson Les Paul Custom branca)


"Monkey Wrench" (com a guitarra Gibson Explorer branca ainda sem o adesivo do "tigre", com o emblema do FF no lugar)


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page