top of page
  • by Brunelson

Bikini Kill: a música que definiu o movimento Riot Grrrl


Se você sabe alguma coisa sobre a música do movimento Riot Grrrl no início dos anos 90, uma das primeiras coisas que ouviu é provavelmente uma música específica de uma banda que foi a pedra angular do movimento: BIKINI KILL.

Embora o movimento Riot Grrrl tenha estado ativo apenas por alguns anos, ele teve um legado duradouro no punk rock, grunge, rock alternativo e na sociedade desde então.


BIKINI KILL se formou em 1990 na cidade de Olympia, próxima a Seattle, e possui 05 ótimos trabalhos de estúdio (todos lançados nos anos 90). O grupo havia se separado em 1997 e depois de 20 anos, retornariam tendo realizado somente shows até hoje.

"Rebel Girl", uma música do BIKINI KILL lançada como single, tecnicamente possui 03 versões diferentes gravadas - todas em 1993. Joan Jett (vocalista/guitarrista do THE RUNAWAYS) é até apresentada na guitarra e backing vocals em uma das versões gravadas.

Embora a gravação e o lançamento oficial tenham ocorrido em 1993, BIKINI KILL realmente tocou esta canção ao vivo já em 1991, tornando-a uma das primeiras músicas do movimento feminista Riot Grrrl a ganhar uma ampla base de fãs e ter pessoas cantando-a show após show. Uma vez gravada, a canção foi aclamada pela crítica, mesmo que nunca tenha se tornado um single de sucesso.

"Rebel Girl" é considerada uma das melhores músicas de 1993.

Então, o que fez dela a faixa essencial do Riot Grrrl?


Bem, o que faz uma boa música se apoderar de uma contracultura? Claro que era a anatomia da música em si – a letra, a batida – mas também era sobre o tempo daquela época, a energia e alguma qualidade indescritível que faz uma música o que ela é.

As letras são divertidas, cheias de energia e oferecem uma perspectiva alternativa e intrigante que se desviava de muita música da época. Era essencialmente uma canção de amor para outra mulher, celebrando um personagem que poderia ser imaginário, mas também poderia ter sido você, um dos seus amigos ou a garota legal que você viu no show.

E é disso que se trata o Riot Grrrl, mulheres apoiando umas às outras e celebrando umas às outras.

Confira a música que conquistou tantos fãs e definiu o movimento Riot Grrrl como o conhecemos - movimento este citado algumas vezes por Kurt Cobain, que inclusive foi namorado da baterista do BIKINI KILL por um período.


"Rebel Girl"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page