• by Brunelson

Billy Cox: baixista havia recusado entrar na banda de Jimi Hendrix no começo da carreira


“Achei que sendo negro, Jimi Hendrix poderia não sobreviver”, disse o baixista Billy Cox.


Billy Cox, que entrou na banda de Jimi Hendrix em 1969 - alguns meses antes do Woodstock Festival e ficou até o seu final - revelou recentemente em entrevista ao podcast Remembering Jimi Hendrix da NAMM, por que recusou a oferta de Hendrix de se juntar a ele no início de sua carreira.


De acordo com Cox - que conhecia Jimi Hendrix desde o tempo em que moravam juntos em Kentucky enquanto serviram no Exército dos EUA - Hendrix ligou para ele no verão de 1966 para pedir-lhe que viesse para a Inglaterra e se juntasse a ele em uma nova banda formada pelo seu empresário, Chas Chandler.


A banda que se tornaria o Jimi Hendrix Experience.


Mas o baixista recusou a oferta de Hendrix, explicando que o seu baixo tinha apenas 03 cordas e que ele não tinha dinheiro para comprar um amplificador.


Como Cox admitiu nesta nova entrevista, essa foi uma desculpa que ele inventou para proteger Jimi Hendrix de ser alvo do racismo.


Seguem alguns trechos:


“Recebi um telefonema de Jimi e ele havia me dito: ‘Este homem vai me levar para a Europa e me fazer uma estrela, e eu contei a ele sobre você e quero que você venha junto comigo’”, lembrou Cox.


“Já contei tantas mentiras sobre isso... Bom, não foram mentiras, só não contei a história toda... Eu disse para ele: 'Jimi, estou alugando um amplificador e ainda tenho o meu baixo, mas está com 03 cordas... Vá em frente!'"


"Porque eu sabia que, possivelmente, com aquela coisa segregada que estava acontecendo na época, se eu fosse com ele haveria uma possibilidade por causa de eu também ser negro e poderia acontecer algo que o impediria de seguir a sua carreira, sabe? Mas ele fez o que tinha que fazer e Jimi se saiu muito bem, e eu continuei com a minha vida e acabaria entrando no grupo dele em 1969”.


Confira a performance de Jimi Hendrix no Woodstock Festival em 1969 e já com Billy Cox no baixo, apresentando a música "Purple Haze" (1º disco, "Are You Experienced", 1967):

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead