top of page
  • by Brunelson

Nirvana: Dave Grohl fala como escolheu as pessoas para cantar na reunião em janeiro/2020


Nirvana

Dave Grohl falou de quando convocou vocalistas renomados para a apresentação de reunião do NIRVANA, que ocorreu em janeiro de 2020 num show beneficente no Hollywood Palladium, Los Angeles - em entrevista para o The Bill Simmons Podcast.


Ele falou de quando recebeu uma ligação para fazer este show beneficente em Los Angeles. A princípio, o convite havia sido feito para o FOO FIGHTERS, mas ele tinha dito que a sua banda não poderia participar, porque alguns membros do grupo estavam fora da cidade com outros compromissos, então, ele foi convidado para fazer uma apresentação solo.


Seguem alguns trechos:


“Eu estava, tipo: 'Sim, eu provavelmente poderia fazer uma apresentação solo', mas decidi 'montar' uma banda para este evento".


"Depois, pensei melhor e resolvi chamar Krist Novoselic e Pat Smear (baixista e guitarrista do NIRVANA). Seria mais fácil do que 'montar' uma banda, pois tocávamos juntos no NIRVANA, certo? O pessoal do evento só queria que tocássemos 03 músicas, então, mandei uma mensagem para Krist e Pat perguntando: 'Vocês topam fazer isso?' E eles responderam: 'Fuck yeah!'"


"Houve uma vez em que me apresentei na festa pós-grammy e Beck fez o vocal para a canção 'The Man Who Sold The World' (cover David Bowie e que o NIRVANA tocou no acústico da MTV em 1993, assim como em alguns shows daquela turnê), e tipo, Beck é incrível, não é? Ele é apenas um dos caras mais legais que eu conheço. Então, falei para o pessoal da banda: 'Deixa eu ligar para Beck e ver se ele estará por perto'".


"Eu enviei uma mensagem para Beck lhe perguntando: 'Você toparia cantar novamente a música "The Man Who Sold The World"? Beck me respondeu: 'Claro! Seria ótimo!'".


"Então, pensei em St. Vincent, porque também já tínhamos tocado com ela outra vez. Pensei em telefonar para Joan Jett (vocalista/guitarrista do THE RUNAWAYS), porque também já nos apresentamos com ela antes”.


"Mais tarde, pensei na minha filha, Violet, porque ela foi uma das nossas cantoras de apoio em alguns shows na última turnê do FOO FIGHTERS. Ela chegou a se apresentar na frente de 80 mil pessoas e não ficou nervosa. Ela é ótima, cara! Ela não fica nervosa, sabe? Eu perguntei para ela: ‘Você quer cantar a música de David Bowie ou outro cover? Ou uma música do NIRVANA?' E ela me disse: 'Eu quero cantar uma música do NIRVANA'".


"Porque ela ainda está numa fase escutando muito NIRVANA. Eu nem sabia disso e não tinha conhecimento, mas ela é uma adolescente e a coisa toda do NIRVANA, tipo, ela era a platéia do NIRVANA com a qual estávamos nos conectando há 30 anos, certo?"


"Perguntei para ela qual canção do NIRVANA ela queria cantar e Violet me respondeu: 'Heart Shaped Box' (4º e último trabalho de estúdio, 'In Utero', 1993). Eu falei para ela: 'Sério? Você tem mesmo que escolher a porra da música mais sombria de todas? Onde foi que eu errei? Você parecia uma pessoa tão bem equilibrada...'"


Lembrando que no festival organizado pelo FOO FIGHTERS em outubro de 2018, Cal Jam Festival, California, NIRVANA se reuniu de forma "surpresa" para tocar as suas lendárias músicas pela 3ª vez desde a morte de Kurt Cobain em 1994.


As únicas outras ocasiões foram em abril de 2014, na cerimônia do Rock'n Roll Hall of Fame, New York, e depois, para outro show mais tarde naquela mesma noite no clube Saint Vitus - ambas com vários (as) vocalistas convidados (as).


No Cal Jam Festival em 2018, juntaram-se 02 vocalistas que também fizeram parte daquelas apresentações em 2014, Joan Jett (THE RUNAWAYS) e John McCauley (da banda DEER TICK).


Grohl, Novoselic e Smear se apresentaram juntos algumas vezes nos últimos anos, incluindo com Paul McCartney em 2012 e 2013 para tocar uma canção inédita, “Cut Me Some Slack”, que mais tarde ganhou o Grammy.


Em setembro de 2018, Novoselic se juntou ao FOO FIGHTERS para tocarem o cover do grupo THE VASELINES, "Molly’s Lips", durante apresentação da banda no estádio de baseball em Seattle, Safeco Field. Esta música foi lançada no 3º trabalho de estúdio do NIRVANA, "Incesticide" (1992).


NIRVANA filmou aquele show no clube Saint Vitus em 2014, mas ainda não foi lançado oficialmente - embora o FOO FIGHTERS tenha feito upload de clipes daquela apresentação para provocar o desempenho da reunião do NIRVANA no Cal Jam Festival em 2018.


Confira o setlist desta reunião do NIRVANA em janeiro de 2020 na cidade de Los Angeles:


1. Lithium (with St. Vincent on vocals & Beck on guitar) 2. In Bloom (with Beck on vocals & St. Vincent on guitar) 3. Been a Son (with Beck on vocals & St. Vincent on guitar) 4. Heart Shaped Box (with Violet Grohl on vocals; St. Vincent & Beck on guitar) 5. The Man Who Sold The World (David Bowie cover, with Beck on vocals & guitar; St. Vincent on guitar)

Mais Recentes
Destaques
bottom of page