Grunge: patriarcas falam sobre o termo

February 8, 2019

O baixista Jeff Ament, os guitarristas Bruce Fairweather e Steve Turner, e o vocalista Mark Arm, falaram sobre o surgimento da palavra "grunge" em uma nova entrevista para a revista Rolling Stone.

 

Jeff Ament (PEARL JAM, MOTHER LOVE BONE e GREEN RIVER): Eu nem me lembro da palavra “grunge” sendo usada até, talvez, durante as coisas do MUDHONEY. Obviamente, quando o NIRVANA explodiu e as coisas começaram a acontecer para nós, todos fomos agrupados no termo "grunge", mas quando penso em grunge, na verdade penso no GREEN RIVER, MUDHONEY, MELVINS... Desse jeito, para mim parece a coisa certa para designar o "grunge".

 

Bruce Fairweather (MOTHER LOVE BONE e GREEN RIVER): O termo não significava nada para nós na época, especialmente quando bandas como o STONE TEMPLE PILOTS apareceram, sabe? As pessoas diziam: "Eles são totalmente grunge". E eu respondia: "Hmmm... Então tá bom"

 

Steve Turner (MUDHONEY e GREEN RIVER): O termo já estava sendo usado um pouco para descrever guitarras com som sujo. Acho que a primeira vez que ouvi o termo foi quando usamos o pedal de distorção para guitarra chamado fuzz-tone, porque soava como um tubo quebrado ou algo assim... Para mim, era um som bem sujo.

 

Mark Arm (MUDHONEY e GREEN RIVER): Eu acho que Bruce Pavitt (co-fundador da Sub Pop) escreveu um pequeno trecho num catálogo da Sub Pop que dizia: “Grunge, que destruiu a moral de uma geração”. Foi apenas uma hipérbole completa, tipo, sim, como se uma geração inteira tivesse escutado aqueles discos.

 

Steve Turner: Eu não me importo de ser chamado grunge. Com o MUDHONEY, acho que já era em 1995, todo mundo estava se auto-denominando "grunge de Seattle” e eu pensava: "Cara, se alguém é grunge, somos nós".

 

Mark Arm: Quando as pessoas dizem que o GREEN RIVER é a banda influente do grunge, eu aponto todos os meus dedos para o MELVINS, certo? Eles estavam fazendo um som antes do GREEN RIVER.

 

MELVINS - que estão em atividade até hoje - foi formado em 1983 e lançaram o seu 1º EP homônimo em 1986. A formação original contava com Dale Crover na bateria (até hoje na banda e que chegou a tocar bateria para o NIRVANA nos primeiros dias do grupo), Matt Lukin (hoje, baixista do MUDHONEY) e Buzz Osborne na guitarra e vocais.

 

Confira o áudio de estúdio da canção "Easy as it Was", lançada no 1º EP da banda MELVINS:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Creedence: dedicatória na coletânea "Chronicle" de 1976

March 29, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead