top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: quando a banda foi processada em 1993

Stone Gossard, guitarrista do PEARL JAM, revelou recentemente em entrevista para a rádio SiriusXM - em programa especial sobre os 25 anos do 2º disco do PEARL JAM, "Versus" (1993) - que a banda havia sido processada por U$ 40 mil dólares, pelo uso da imagem de uma mulher idosa no trabalho de arte do álbum.


A arte havia sido feita para representar a canção "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town", lançada no disco "Versus".


Stone começou falando sobre a canção:


“Essa música é apenas um tipo de dizer 'olá' para a plateia, uma maneira de como a multidão se conecta com essa linha de pensamento e melodia - e de certa forma, como se tornou uma espécie de momento em que a banda realmente diz 'olá' para a platéia. Por alguma razão, toda vez que tocamos essa canção, o show cria um personagem diferente para nós.... De repente, parece que tudo está aberto e que podemos expressar mais a nossa apreciação pelo momento, ou pelo menos, pessoalmente falando, pela situação em que estamos e por apreciar todas as pessoas que curtem a nossa música. Esta música é realmente um abridor de portas".


"A única coisa que também me lembro disso, é a imagem da mulher idosa que usamos para o encarte do álbum. Eu não sei quem acabou tirando a foto, mas ela nos processou porque nós não conseguimos a permissão dela ou algo assim, e a pessoa ficou chateada porque ela não achava que era uma mulher idosa... Tivemos que pagar alguém em algum momento, tipo, acho que a idosa que tiramos a foto queria U$ 40 mil dólares, se não me engano... O que foi bom, ficou tudo certo".


Eu tenho o álbum original em casa desde 1993, e nunca vi esta foto... Devem ter tirado da edição final.


Segue o áudio de estúdio da canção "Elderly Woman Behind The Counter in a Small Town":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page