Buzzcocks: falecimento do vocalista e vídeo raro de Cobain em 1994

December 13, 2018

 

"Você me conhece / Eu estou agindo feito idiota / Você conhece a cena / Muito monótona / Tédio, tédio, tédio".

 

Se você não soubesse que essas letras eram da banda punk britânica, BUZZCOCKS, você pensaria que elas seriam da cena de Seattle durante a era grunge. Muitas bandas grunge e punk rock dos anos 90, pareceram que também tiveram influência do BUZZCOCKS e quando o vocalista/guitarrista da banda, Pete Shelley, faleceu recentemente em 06/12/18, também nos fez lembrar dos primeiros dias do grunge e do rock alternativo. 

 

O rock tinha o punk e Pete Shelley como grandes motivadores. Numerosas homenagens surgiram desde a morte de Shelley, como dos membros do PEARL JAM, NIRVANA, SMASHING PUMPKINS, GREEN DAY, R.E.M. e etc.

 

BUZZCOCKS saiu em turnês com bandas grunge como o PEARL JAM e NIRVANA, os quais compartilhavam da mesma angústia e agressividade. Eles abriram para o NIRVANA em 1994 e no final dessa matéria você pode ver um raro vídeo de Kurt Cobain, no backstage de um show em Portugal, junto com o BUZZCOCKS. 

 

O vídeo é de apenas 02 meses antes de Kurt falecer e mostra Shelley servindo champanhe e depois se sentando para conversar com Kurt. A banda e Kurt falam sobre mijar no chuveiro, jogos de palavras sobre sanitários e sanatórios, a artista Tori Amos, sobre a turnê e outros.

 

Kurt menciona o Lollapalooza Festival de 1994, que a princípio a banda tinha sido convidada para estrear no evento sendo a headliner (apesar de histórias que Kurt havia negado o convite) e nomeou os co-headliners do festival: SMASHING PUMPKINS e BEASTIE BOYS.

 

Com canções como "Boredom", "Orgasm Addict" e "Ever Fallen in Love", BUZZCOCKS cimentou o seu lugar na história do punk rock e também mais tarde motivou uma revolução que ficou na história do rock, o grunge.

 

A voz de Shelley tinha um gemido sensível e doloroso que atingia a alma ao cantar letras, como:

 

"Eu só tenho noites sem dormir / Sozinho aqui, na minha cama meio vazia / Para você, as coisas parecem dar certo / Eu queria que elas só acontecessem comigo / O que eu ganho, oh-oh, o que eu ganho?"

 

Confira o vídeo comentado na matéria e mais abaixo, a peformance do BUZZCOCKS na Alemanha em 1981, da música "Boredom":

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Dave Grohl: falando sobre a droga "Love Boat" de quando era jovem

November 17, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead