• by Brunelson

Pearl Jam: revelando por que escolheram o produtor Brendan O'Brien nos anos 90


PEARL JAM falou sobre a contratação de Brendan O'Brien para produzir o clássico 2º disco da banda, "Versus" (1993), em uma nova transmissão de rádio da SiriusXM, celebrando o 25º aniversário do álbum (foto).


Em 1993, O'Brien tinha produzido apenas o disco de estreia do STONE TEMPLE PILOTS, "Core" (1992), e trabalhou como engenheiro de som no RED HOT CHILI PEPPERS e THE BLACK CROWES. De acordo com o baixista do PEARL JAM, Jeff Ament, foram estes 02 trabalhos com essas duas últimas bandas citadas, que levou à sua contratação.


STONE TEMPLE PILOTS não foram mencionados como uma influência.


Jeff Ament disse: “Na época, nós sentimos que o mundo era a nossa ostra e tivemos um sucesso inesperado com o 1º disco, 'Ten', (1991). Do ponto de vista criativo, sentimos que poderíamos fazer o que quiséssemos. Reunimos uma lista de produtores que gostávamos e álbuns que realmente curtimos. Brendan estava bem no topo dessa lista, sabe? Ele havia criado o álbum 'Blood Sugar Sex Magik', do RED HOT CHILI PEPPERS, e ainda hoje adoro o som daquele disco. Brendan também havia projetado o 2º álbum do THE BLACK CROWES. Esses discos meio que resistem muito bem ao teste do tempo”.


Brendan O'Brien disse: “PEARL JAM ainda não tinha realmente explodido e eu fui contatado por alguém sobre, talvez, trabalhar com eles em seu próximo disco - eles já estavam pensando em seu próximo álbum... De repente, acontece a próxima coisa que você sabe e o mundo inteiro descobriu sobre o PEARL JAM, e imaginava que todo produtor musical na indústria da música iria querer trabalhar com esses caras. Num certo ponto, eles fecharam comigo - eu estava trabalhando em Los Angeles e eles estavam tocando na Alemanha. Eu queria muito ver este show antes de começar a trabalhar com eles e peguei um avião e fui para a Alemanha”.


O'Brien iria produzir vários outros álbuns para o PEARL JAM e STONE TEMPLE PILOTS nos anos 90 e 2000.


Confira o áudio de estúdio da canção "Go", que abre o disco "Versus":

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead