Mudhoney: "só o Nirvana foi grunge"

September 26, 2018

 

Em uma nova entrevista para o site Straight, o guitarrista do MUDHONEY, Steve Turner, disse que o guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, tinha ficado "horrorizado" com o rótulo do grunge nos anos 90. 

 

Ele também falou sobre o GREEN RIVER, um dos embriões do grunge que de vez em quando se reúnem com algumas apresentações beneficentes. Esta lendária banda ainda mantêm os seus membros originais, com Mark Arm nos vocais (MUDHONEY), Stone Gossard e Steve Turner nas guitarras, Jeff Ament no baixo (PEARL JAM) e Alex Vincent na bateria.

 

Turner elogiou o seu substituto, Bruce Fairweather (MOTHER LOVE BONE), quando saiu do grupo pouco antes da banda encerrar as atividades, o que gerou os grupos MOTHER LOVE BONE e MUDHONEY. Turner disse que a banda realmente melhorou quando ele saiu e que gostou do material com Fairweather na guitarra. Lembrou as performances da reunião de 01 década atrás, onde tiveram um "ataque de 03 guitarras".

 

Em determinado momento da entrevista, o repórter e Turner lançaram a palavra “grunge” algumas dúzias de vezes. O artigo afirma:

 

Pergunta: Torna-se relevante tentar definir o significado do gênero, mas o intervalo parece enorme entre a elegância cintilante de garagem do MUDHONEY e os sons muito mais convencionais do SOUNDGARDEN, ALICE IN CHAINS e PEARL JAM. Você reconhece o grunge como um gênero? 

 

Turner começa a rir: "Em um certo ponto, eu acho que, brincando, em 1995, o MUDHONEY decidiu assumir a porra do termo, tipo: 'Ok, nós estamos fodendo com o grunge. Se é alguém, somos nós!'"

 

"Eu acho que foi apenas engraçado e uma reação à repercussão. O problema era que o termo 'grunge' era mais usado apenas para descrever as bandas de Seattle, do que um estilo de música. Foi apenas um rótulo fácil e me lembro de amigos como Stone Gossard, dizendo que o pessoal do PEARL JAM havia ficado horrorizado com tudo isso, tudo reunido numa palavra só".

 

"Eu não acho que nenhuma das bandas mais bem-sucedidas realmente gostariam de ser incluídas como grunge. Eu diria que o NIRVANA era a única banda que realmente teve um grande sucesso e que vinha desse ponto de vista. Eles foram grunge!"

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Revista 89 Rock: matéria secundária de capa do Nirvana em 1999 - Parte 1

January 20, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead