Mark Lanegan: relembrando de quando a Sub Pop produziu o seu 1º álbum solo

August 24, 2018

 

Mark Lanegan, ex-vocalista do SCREAMING TREES e com participações no QUEENS OF THE STONE AGE, falou sobre o seu 1º disco solo, "The Winding Sheet" (1990) - em uma nova entrevista para a revista NME.

 

Este álbum apresenta um cover do cantor LEADBELLY, a canção “Where Did You Sleep Last Night”, que foi gravada com os membros do NIRVANA, Kurt Cobain e Krist Novoselic.

 

Lanegan e Cobain estavam preparando inicialmente um plano incompleto para gravar um EP de covers de LEADBELLY. Naturalmente, a Sub Pop - gravadora independente de Seattle, recém-nascida que havia contratado o NIRVANA por um investimento inicial de apenas U$ 600 dólares - estava disposta a lançar esse EP, mas quando os trabalhos não se materializaram, foi o co-fundador da gravadora, Jonathan Poneman, que telefonou para Lanegan e perguntou se ele queria fazer um álbum solo em vez do EP com Cobain.

 

Lanegan falou: "Eu me lembro claramente que a oferta foi de U$ 13.000 mil dólares para o meu 1º disco solo".

 

“Eu nunca tinha pegado numa guitarra ou algo assim, mas sabia que as gravações que fizemos foram para um orçamento rigoroso de U$ 1.000 mil dólares. Pensei que poderia fazer um álbum de mil dólares e embolsar os outros doze".

 

Então, Lanegan gravou o disco "The Winding Sheet" e incluiu a única música recuperada das malfadadas sessões de LEADBELLY com Cobain e Novoselic, a versão de "Where Did You Sleep Last Night". Não era esperado por Lanegan e pela Sub Pop muita coisa sobre o disco, mas se transformou num sucesso que influenciaria fortemente a escolha de Cobain para interpretar essa canção no acústico do NIRVANA em 1993. 

 

Esta história ilustra novamente a atitude da Sub Pop com aquelas bandas de Seattle que ninguém conhecia na época, de que eles estavam dispostos a apostar e correr o risco.

 

Confira o áudio de estúdio da música "Where Did You Sleep Last Night", lançada nesse disco solo de Mark Lanegan:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Jimmy Chamberlin: baterista do Smashing Pumpkins revela bastidores de gravação e relacionamento musical com Billy Corgan

September 28, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead