Soundgarden: antes, no dia e depois da morte de Kurt Cobain

July 6, 2018

 

No começo de 1994, todo fã de rock (mainstream) dos anos 90 sabia quem era o SOUNDGARDEN, mas no começo da década não era bem assim... 

 

O seu mais recente álbum de estúdio na época, "Badmotorfinger" (3º disco, 1991), recebeu ótimas críticas e gerou clássicos instantâneos como as canções "Rusty Cage", "Outshined" e "Jesus Christ Pose". A MTV ajudou a conquistar a popularidade da banda com a rotação constante dos seus vídeos e a fama dos seus lendários shows em clubes estava ficando conhecida no mundo do hard rock. 

 

Foi quando em 1992, o GUNS N'ROSES convidou o SOUNDGARDEN para abrir os shows da turnê americana e europeia, o que ajudou em muito o grupo ganhar mais popularidade.

 

Toda essa atenção foi levando o SOUNDGARDEN a novos patamares ao lado dos seus amigos de Seattle, que já estavam no pico gigante de reconhecimento pelo mainstream: NIRVANA, PEARL JAM e ALICE IN CHAINS. 

 

Curiosa situação, pois no gênesis ainda na cena underground em meados dos anos 80, o SOUNDGARDEN foi o pioneiro do movimento grunge em Seattle - onde todos os veneravam - e a 1ª banda a assinar com uma grande gravadora.

 

No início de 1994, o SOUNDGARDEN estava prestes a chegar ao pico de sua carreira com o lançamento iminente do seu 4º álbum de estúdio, "Superunknown" (1994). No final de Janeiro, a canção "Spoonman" foi lançada como single ao lado do seu vídeo clipe, se transformando num completo hit instantâneo com um riff cativante e vocais elevados. A antecipação para o álbum e uma turnê europeia atingiram o pico da febre.

 

Algumas semanas depois, em 12 de Março/1994, a banda anunciou pela rádio que iriam tocar em Londres, no lendário Shepherd's Bush Empire. Não foi apenas uma grande surpresa para os fãs do Reino Unido, mas também foi um evento muito significativo para o local em si. Construído em 1903 para sediar vários shows de circo, o local tornou-se o prédio anfitrião de muitos programas icônicos do canal britânico BBC, que incluíam The Old Grey Whistle Test, o qual apresentou muitas bandas que o próprio SOUNDGARDEN foi influenciado em sua adolescência. 

 

Tocando no Shepherd's Bush Empire, o SOUNDGARDEN se tornou a 1ª banda a realizar um show nesse pico - e eles retornariam ao mesmo local cerca de 19 anos depois, para promover o último disco lançado pelo grupo, "King Animal" (6º álbum, 2012).

 

O setlist deste show omitiu clássicos do disco "Badmotorfinger" como as músicas "Outshined" e "Rusty Cage", e naturalmente o set foi formado pelo novo álbum, "Superunknown", que havia sido lançado somente 04 dias antes dessa apresentação.

 

Abrindo com a brutal e quebraceira canção, "Let Me Drown", o SOUNDGARDEN se sentiu confiante o suficiente para tocar as suas primeiras 06 músicas do show extraídas do seu recém disco. 

 

Mas não se enganem, este show foi realmente para promover o novo álbum e 13 canções foram tocadas do disco "Superunknown".

 

Depois do show, a banda fez uma turnê pelo resto da Europa e tudo estava indo muito bem para o SOUNDGARDEN, até escutarem o noticiário esmagador que o frontman do NIRVANA, Kurt Cobain, havia falecido na sua casa em Seattle. 

 

Na verdade, 1994 foi tudo montado para ser o ano do SOUNDGARDEN, já que o NIRVANA na época demonstrava rumores de que eles iriam se separar ou entrar em hiato - antes da trágica perda do seu vocalista. O PEARL JAM tinha basicamente parado de fazer shows quando eles começaram a enfrentar os processos da Ticketmaster por causa das taxas de ingressos - uma batalha que eles nunca iriam ganhar - e o ALICE IN CHAINS estava em uma pausa prolongada depois que os problemas com drogas do vocalista Layne Staley levaram a banda a desistir de uma turnê com o METALLICA naquele verão. 

 

Já o SOUNDGARDEN estava renovado e não teve nenhum desses problemas, definindo a sua carreira com um novo disco para promover.

 

No entanto, o suicídio de Cobain foi um grande golpe para a indústria do rock and roll, que parecia tão grande na época que não poderia ser consertada. A notícia sobre o falecimento de Cobain vazou na manhã de Sexta-feira, 08 de Abril, quando o eletricista Gary Smith chegou para instalar um sistema de segurança e encontrou o corpo de Cobain, que segundo os médicos, já estava estendido lá no chão por cerca de 03 dias. 

 

SOUNDGARDEN estava em Paris/França, e foram tocar no Elysee Montmartre, mas devido à diferença de fuso horário e nesses dias pré internet, o grupo não tinha ideia do que tinha acontecido e eles foram em frente e fizeram o show normalmente. A também banda de Seattle, TAD, estava abrindo os shows para eles.

 

O grupo estava finalizando um setlist fantástico que havia sido aberto com a música "Jesus Christ Pose", apresentando clássicos antigos como as canções "Mind Riot" e "Room a Thousand Wide" (ambas também lançadas no disco "Badmotorfinger"). O show em Paris estava se tornando num dos melhores da banda em muito tempo e Chris Cornell disse um "boa noite" para fechar o set principal, apesar de todos saberem que foi uma pequena pausa para levar a banda ao bis - quando o local apagou as suas luzes e não acenderam novamente. A banda estava no backstage e eles estavam prontos para retornar ao bis, mas a notícia que estava prestes a atingi-los seria catastrófica.

 

Voltando aos bastidores, os 04 membros da banda foram conduzidos a uma parte tranquila do camarim... Todos estavam percebendo que algo terrível havia acontecido. O baixista do TAD, Kurt Danielson, estava chorando e a banda estava preocupada quando ele disse para eles se sentarem. 

 

Danielson deu a notícia de que Kurt Cobain estava morto. 

 

O guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, foi citado no livro de Greg Prato, "Grunge is Dead", que: “Nunca tinha visto tantos caras grandes, cabeludos e temperamentais, sentados chorando juntos”. Cornell, falando 02 décadas depois em entrevista, disse: “Todos ficamos muito chorosos. Não estávamos em casa e nem perto das pessoas que conhecíamos".

 

A notícia foi entregue e a banda não iria retornar para o show, mas como um grupo profissional que eles tinham se tornado e ouvindo os trovejantes cantos do seu nome, o SOUNDGARDEN voltou ao palco, mas com somente Chris Cornell aparecendo - e não foi surpresa que ele decidiu tocar uma versão acústica da canção "Like Suicide" (lançada no disco "Superunknown"). 

 

O desespero na voz de Cornell e a sensação sombria no palco foram vistos naquela noite. O SOUNDGARDEN estava apenas sendo o SOUNDGARDEN para qualquer fã que estava assistindo ao show, mas que não saberia das novidades até depois de voltarem para o bis.

 

Depois da música, a banda completa tocou a canção "Somewhere" (lançada no disco "Badmotorfinger") e as suas letras ressoaram junto com a sensação interna da banda: “Eu desejo por desejar / Eu sonho por sonhar / Eu tento por tentar / E eu vivo por viver / E morro por morrer / E eu choro por chorar / Mas eu sei o porquê”. Esta música foi tocada apenas 34 vezes ao vivo e se aposentou em definitivo 02 meses depois deste show. 

 

A noite terminou com outra música do álbum "Superunknown", "Head Down", uma canção que Cornell falava na época que era a sua música favorita do SOUNDGARDEN.

 

Enquanto o mundo da música estava em estado de choque e Seattle lamentava a sua perda, o SOUNDGARDEN poderia ter sido perdoado por cancelar o resto da sua turnê européia e que estava prestes a atingir a Inglaterra. Na Europa, eles pareciam perdidos no mar, mas tomaram a decisão de continuar e lamentar a morte de Cobain quando voltassem para casa.

 

01 semana depois, a banda tocou na Brixton Academy, em Londres, e foi um dos melhores shows que a banda já tocou no Reino Unido de todos os tempos! Por incrível que pareça, cheia dos seus sucessos e com novas músicas, a banda não estava tão depressiva quanto você esperaria que eles ficassem. Cornell, com uma regata branca, estava em excelente forma vocal e em determinado momento até deu o microfone para o público pedir uma música. Kim Thayil tocou trechos da canção "More Than a Feeling", da banda BOSTON, para a diversão aturdida de Cornell (seria uma breve homenagem à música "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA?) e um fã foi expulso por causar problemas na plateia - embora tenha parado o show por quase 10 minutos, a banda acabou tocando por 02 horas.

 

SOUNDGARDEN retornou a Seattle em 24 de Abril e respeitosamente lamentou a morte de Cobain, conversando com amigos e fazendo um balanço do que havia acontecido - onde tiraram uma folga de 01 mês antes de começar a sua turnê de verão nos EUA. 

 

A turnê de verão foi um enorme sucesso e a banda percorreu a onda pelo caminho do seu maior hit, a música "Black Hole Sun" (também lançada no disco "Superunknown"), que acabou se tornando a trilha sonora do rock para um verão muito confuso de 1994.

 

Eles continuavam porque era tudo o que eles sabiam fazer e a turnê do clássico álbum "Superunknown", conduziu-os a serem finalmente nomes familiares na história do rock. 

 

Sem dúvida nenhuma, o disco "Superunknown" foi um dos melhores álbuns de rock dos anos 90, quiçá, um dos melhores de todos os tempos.

 

Confira o setlist do show realizado em Paris, no dia 08 de Abril/1994, mesma data que o corpo de Kurt Cobain foi encontrado:

 

1. Jesus Christ Pose

2. Spoonman

3. Let Me Drown

4. Mailman

5. The Day I Tried to Live

6. My Wave

7. Room a Thousand Years Wide

8. Black Hole Sun

9. Searching With My Good Eye Closed

10. Superunknown

11. Rusty Cage

12. Half

13. Mind Riot

14. Feel on Black Days

15. Hands All Over

16. Kickstand

17. Face Pollution

 

Encore Break

 

18. Like Suicide

19. Somewhere

20. Head Down

 

 

ps: matéria formulada a partir de várias revistas que possuo das antigas, livros autobiográficos, pesquisas in loco em sebos e gratas lembranças de quando a MTV era um canal de música de verdade no começo dos anos 90, onde gravei mais de 10 fitas de vídeo-cassete com vídeo clipes, entrevistas e documentários.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Pearl Jam: baixista e baterista perguntados sobre o novo single, a canção "Dance of The Clairvoyants"

January 25, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead