Alice in Chains: entrevista com o produtor dos últimos discos com Layne

June 6, 2018

Lá em 2014, o jornalista John Parks, do site Legendary Rock, havia entrevistado o produtor musical, Toby Wright, que dentre outros artistas e bandas, também produziu o 4º e o 5º trabalho de estúdio do ALICE IN CHAINS, “Jar of Flies” (1994) e “Alice in Chains” (1995). 

 

Confira alguns trechos dessa entrevista, onde ele falou sobre ter trabalhado com o ALICE IN CHAINS:

 

Jornalista: Obviamente, a banda pelo qual o seu trabalho ficou mais conhecido foi sem dúvida com o ALICE IN CHAINS. É triste que 02 caras da banda, Mike Starr (baixista original) e Layne Staley (vocalista original), não estejam mais conosco, mas até hoje estes 02 discos que você gravou do ALICE IN CHAINS continuam sendo vendidos. Como que você chegou a se envolver com eles?

 

Wright: Quando a música “Man in The Box” (single do 1º álbum de estúdio, “Facelift”, 1990) foi lançada, eu realmente me joguei em cima deles e era algo que eu pensava, tipo: “Cara, eu realmente amo essa banda!"

 

Eu meio que procurava fazer amizade com eles e com o cara de relações públicas da banda, Nick Terzo. Eu perguntava para ele como eu poderia me envolver com a banda e ele me dizia: “Bem, você sabe que eles estão envolvidos agora com Dave Jarden (produtor do 1º disco, "Facelift", e do 3º trabalho de estúdio, "Dirt", 1992) e estão tratando sobre aquilo e isso...”. Na verdade, ele queria me dizer que a banda estava basicamente tomando muito cuidado com um novo produtor para trabalharem juntos, você me entende? Porque eles não estavam satisfeitos com o resultado final da gravação e da mixagem de som dos seus 02 primeiros trabalhos de estúdio.

 

De repente, um dia Nick Terzo telefonou para mim e disse que haveria uma oportunidade de eu trabalhar com a banda como uma forma de avaliação experimental, em somente 02 músicas que viriam à ser trilhas sonoras de um filme. Ele ligou para mim e perguntou se eu gostaria de fazer o serviço... Cara, eu estava tão ligado na banda que eu falei para ele que trabalharia para o grupo até em fitas demo se fosse o caso. Então, eu só pude dizer para ele: “Claro, eu estou indo aí no estúdio para fazer qualquer porra! Vamos sim fazer alguma coisa!"

 

Acabaram sendo as 02 músicas que entraram na trilha sonora do filme “O Último Grande Herói” (1993), são elas: “What The Hell Have I” e “A Little Bitter”. Então, eu fui para Seattle me encontrar com os caras da banda e tive um momento muito bom e feliz gravando essas músicas com eles. Depois disso, Andy Wallace (famoso produtor musical que trabalhou com o NIRVANA, SMASHING PUMPKINS, RAGE AGAINST THE MACHINE, dentre outras) mixou essas 02 músicas, e logo depois do lançamento dessas 02 canções no mercado, eu havia ficado sabendo que a banda não tinha gostado nada daquilo de como ficou a mixagem final de Andy. Eles haviam preferido a minha versão das músicas e sem a interferência de outra pessoa, você me entende?

 

Esta situação havia sido muito interessante para mim, porque eu não havia sido informado no começo do nosso trabalho de que o material gravado por mim seria mixado por Andy Wallace, e quando eu entrei no Scream Studio, 01 dia depois das sessões de gravação terem sido finalizadas, Andy estava sentado na mesa de som mixando as minhas gravações! Eu cheguei a falar para ele: “Mas que merda é isso daqui, quem é você e que porra está fazendo aqui?"

 

Então, eu chamei Nick Terzo e perguntei para ele: “Mas que merda que está acontecendo aqui?" E ele me respondeu, mais ou menos assim: “Ah, sim, eu esqueci de lhe falar que nós vamos ter Andy mixando tudo”. Daí eu respondi sinceramente: “Ah, obrigado por me dizer que eu sou muito bem apreciado aqui”. Eu falei assim com ele, porque eles haviam me contratado para fazer a gravação e a mixagem do som, ou seja, eles me pagaram por estes 02 serviços e no final eu iria fazer somente 01 desses 02 serviços, você me entende? E eu não estava sendo sarcástico na minha colocação, ok?

 

Como se viu depois em entrevistas pela própria banda, o ALICE IN CHAINS odiou o trabalho de mixagem que foi feito nos seus 03 primeiros trabalhos de estúdio e nessas 02 músicas inéditas que foram parar na trilha sonora do filme. Por causa disso, quando chegou a hora da banda gravar o seu 4º trabalho de estúdio, “Jar of Flies”, eles me chamaram... A banda me chamou por conta própria sem eu precisar fazer a minha propaganda para eles novamente, você me entende? Jerry Cantrell (guitarrista) me telefonou um dia e me disse: “Hey, cara, você quer trabalhar em um novo disco com a gente?" E eu disse: “Meu caralho! É claro que sim! Vamos fazê-lo!"

 

Toby Wright ficou com a banda até o final da era Layne Staley, produzindo também o show do ALICE IN CHAINS no acústico da MTV em 1996, além das 02 últimas músicas inéditas que foram gravadas com Layne nos vocais em 1998 para uma coletânea, as canções “Died” e “Get Born Again”.

 

Confira o vídeo clipe da música citada por Toby Wright, "What The Hell Have I":

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Dave Grohl: falando sobre a droga "Love Boat" de quando era jovem

November 17, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead