• by Brunelson

Chris Cornell: o que desmembrou-se após 01 ano sem a sua voz?


Chris Cornell faleceu ha 01 ano atrás no banheiro do seu quarto de hotel em Detroit, após a sua última apresentação com o SOUNDGARDEN no dia 18 de Maio/2017 - e infelizmente o que se seguiu, foi 01 ano cheio de feiura, drama e teorias de conspiração.


Assim como aconteceu com Kurt Cobain, tem havido oportunistas que apareceram para tentar criar um novo mercado de negócios com teorias conspiratórias sobre Chris Cornell. A maioria dessas pessoas não são fãs reais de Chris e se você assistir aos vídeos delas, elas nem têm muito conhecimento de sua carreira - fora os seus hits dos anos 90.


Eles vêem uma oportunidade de atacar os fãs vulneráveis para criar uma situação semelhante a um culto, a fim de preencher os seus egos e bolsos. Muitos dos teóricos da conspiração, que obtiveram sucessos modestos, até perseguem uns aos outros, enquanto tentam se apegar aos cultos que criaram. Esta feiura abastecida de um distúrbio psicológico e ataques verbais, não vão trazer Chris de volta.


Quando músicos como Chris morrem, muitos fãs procuram alguém para culpar e eles colocam os seus vocalistas favoritos em pedestais, onde não aceitam que eles tenham falhas assim como todos nós somos, atacando com tristeza as pessoas que deixaram esse mundo.


Os insultos em redes sociais aos membros da família de Chris foram absolutamente repugnantes, sendo o pior para a filha mais nova de Chris, Toni. As pessoas que fazem esses insultos e criam ironicamente falsas teorias de conspiração, tentam agir como se tivessem a moral elevada - mas ainda assim procuram uma inocente garota de 13 anos de idade para vomitar barbaridades?


A viúva Vicky Cornell recebeu o maior abuso de todos, com ataques violentos, mentiras e photoshops feitas por pessoas que se escondem (ou não) atrás do anonimato e não estão dispostas a mostrar o seu rosto. Mesmo se você não concordou com algumas das maneiras pelas quais ela lidou com a morte de Chris na mídia, por que recorrer a insultos desagradáveis e se esconder (ou não) atrás do anonimato?


Por que não se envolver com Vicky de uma maneira madura e assumida nas redes sociais, especialmente quando ela mostrou vontade de conversar com os fãs? Antes de escrever algumas das coisas cruéis que você faz, pare e lembre-se que esta é uma pessoa real, que é a mãe de 02 filhos e não um personagem de desenho animado.


O irmão de Chris, Peter, e a sua mãe, Karen, também foram atacados e quase todo mundo em sua vida que ele amou, infelizmente em algum momento também foram vítimas desses ataques.


Também houve desentendimentos e lutas internas na família que vimos e foram relatados no passado. Infelizmente, esse perrengue continua até hoje e parece não melhorar. Isso é algo que eu possa relacionar em um nível menor, quando alguém morre do jeito que Chris fez - com certeza irá gerar tensões dentro de uma família.


A diferença nesse caso é que Chris era um astro do rock mundialmente famoso e os fãs puderam ver um monte de brigas familiares nas mídias sociais. Não conheço a história completa por trás dessa tensão e também nem conheço as pessoas envolvidas, então, procuro ter empatia por todos os familiares envolvidos.


Não pretendo que isso leve a percepções equivocadas de que estou tomando partido ou tentando empurrar narrativas, quando estou apenas relatando o que os familiares de Chris dizem e não tenho interesse em atacar nenhum deles - além do mais, quem é você para dar pitacos e se meter na vida familiar de outrem? Eu realmente gostaria que os familiares de Chris resolvessem os seus problemas e encontrassem a paz um com o outro, e se eles não puderem fazer isso, pelo menos que tente manter de forma privada alguns dos seus problemas.


Tenho certeza de que há muitos fãs por aí que se sentem da mesma maneira e querem enviar o amor deles para todos os envolvidos.


O debate da depressão versus a recaída em drogas, também tem sido uma fonte de dissensão entre os fãs, quando se trata do que levou à morte de Chris. Já vimos Peter Cornell aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio e Vicky Cornell aumentar a conscientização sobre a epidemia e dependência de opiáceos.


Alguns fãs ficaram divididos sobre quais as causas sobre o seu falecimento, mas para mim, se você é fã, por que não apoiar a conscientização sobre qualquer coisa que ajude as pessoas envolvidas?


Com base em entrevistas, Chris lidou claramente com a depressão e o vício em diferentes pontos de sua vida (ambos são problemas de saúde mental). Por que estigmatizar qualquer um deles? Eu conversei com fãs/amigos que também lidam com esses 02 problemas e independentemente do que realmente levou à morte de Chris, por que não lutar por grandes causas para ajudar os fãs e familiares que ainda estão aqui lidando com essa perda 01 ano depois? Em vez de discutir a semântica de como a sua família compreensivelmente busca por respostas e grandes causas que ficaram para trás, por que não apoiar qualquer coisa que ajude as pessoas? Amparando as suas almas, espírito e psique?


Em última análise, espero que ao entrarmos no 2º ano sem Chris, todos (fãs e haters) que ficaram para trás possam honrá-lo, tratando um ao outro com amor e a compaixão que ele lindamente transmitiu através da sua música.


Sentimos a sua falta, Chris. Ninguém mais canta como você.


Confira a performance do SOUNDGARDEN para a MTV em 1996, da música "Mailman" (lançada no 4º disco, "Superunknown", 1994):

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead