Pearl Jam: Top 25 as mais "bandidas" - 5ª Parte (penúltima)

April 2, 2018

O site Rock in The Head comunica: para que a letra tenha o impacto e poder desejado ao ouvinte, é necessário ler a tradução das letras junto com a música. Pois uma das características dessa banda é fazer com que a melodia e a dinâmica da canção acompanhem o momento lírico, junto ao seu estado de tensão ou de satisfação. Ler a letra não estando acompanhado da música não terá o mesmo efeito.

 

Nesta 5ª e penúltima parte, seguem as músicas mais bandidas do PEARL JAM (lados-b, raridades, sobras de estúdio). Já que só existem listas Top 10 das mais conhecidas, hits e singles pela internet e revistas por aí afora - e como existe muita música boa dessa banda - vai um Top 25 mesmo (a ordem das músicas não é por qualidade das mesmas e sim, por ordem cronológica de lançamento):

 

7) "Severed Hand" (Álbum: "Pearl Jam" - 8º disco, 2006) = os membros da banda entrando nas casa dos 40 anos e fazendo ainda esse tipo de música? Tem que bater palma mesmo! Quebraceira com uma das levadas de acordes da guitarra mais grunge desse novo século. Detalhe para a “ponte” da música, onde o PEARL JAM é uma das bandas que mais fazem isso com singularidade e perfeição, e pela linha do vocal durante os versos da canção que se apresenta de uma forma mais grave. Mais uma das canções da banda onde percebemos a posição deles de serem contra o uso de drogas pesadas que nos levam às trevas.

 

6) "Army Reserve" (Álbum: "Pearl Jam" - 8º disco, 2006) = a levada do baixo é simples, mas é funkeada! A banda não abandona as suas origens e apresenta essa bela música com a roupagem da atualidade. A guitarra de Mike não para de ficar borbulhando no fundo da música, apresentando depois um final espetacular. Mais uma canção que aborda a questão política em relação às guerras no mundo, assunto bastante frequente nas letras das canções dessa banda.

 

5) "Inside Job" (Álbum: "Pearl Jam" - 8º disco, 2006) = este som é perfeito! Totalmente PINK FLOYD e no mesmo nível de qualquer música de sucesso do PEARL JAM. Ela é tão mágica que não importa o que seja escrito aqui, só irá ofuscar o seu brilho. Deixemos para ser ouvida... Esta canção foi feita pelo Mike (letra e música) e diz muito do seu passado, onde não é segredo para ninguém que Mike levava uma vida junkie até o final dos anos 90.

 

4) "Gonna See My Friend" (Álbum: "Backspacer" - 9º disco, 2009) = música quebraceira que lembra muito as músicas do THE WHO (dá até para imaginar Keith Moon tocando bateria nessa canção). Grande influência para a banda e para o vocalista Eddie Vedder, as músicas do THE WHO são executadas até hoje nos shows do PEARL JAM em forma de homenagem. Também aparenta uma letra bem introspectiva, passando por turbulências ou algo que está incomodando o sujeito. O vocal canta: “Eu estou de saco cheio de todas estas coisas / Eu vou ver o meu amigo / Fazer isso ir embora”. Quem (ou o quê) será o seu amigo?

 

3) continua...

 

Não acompanhaste a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª parte desse mini episódio? É só clicar logo abaixo:

 

1ª Parte

 

2ª Parte

 

3ª Parte

 

4ª Parte

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Butch Vig: renomado produtor escolhe disco do The Who como o álbum definitivo que mudou a sua vida

September 29, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead