top of page
  • by Brunelson

Hall of Fame: uma análise sobre os renegados dos anos 90


Grunge singers

O Rock'n Roll Hall of Fame anunciou recentemente os seus indicados para a classe de 2018 e incluiu 02 bandas dos anos 90 que resistiram ao teste do tempo, RAGE AGAINST THE MACHINE e RADIOHEAD - apresentadas logo no seu 1º ano como autorizadas a concorrer, pois ambas lançaram os seus primeiros álbuns de estúdio há 25 anos atrás (critério exigido para entrar no Hall of Fame).

SOUNDGARDEN se destacou como um dos maiores obstáculos aos jurados. A banda tem sido elegível há alguns anos e eles foram a 1ª banda de Seattle a assinar com uma grande gravadora na era grunge, mas ainda nem sequer foram nomeados. Com o falecimento de Chris Cornell em Maio/2017, pareceu que eles seriam finalmente nomeados e induzidos - especialmente com o envolvimento de Cornell com o Hall of Fame no passado, quando induziu a também banda de Seattle, HEART, e atuou na cerimônia em 2013.

Chris Cornell foi um artista tão importante, que ele fez parte de 03 bandas que serão ouvidas até o fim dos tempos como o SOUNDGARDEN, TEMPLE OF THE DOG e o AUDIOSLAVE. Não há muitos vocalistas nos últimos 30 anos com esse tipo de reputação, certo? A morte de Chris tem sido dolorosa para todos, dividiu a sua família e esmagou os seus fãs e companheiros de banda. Ver o SOUNDGARDEN entrar no Hall of Fame poderia ter sido uma ótima oportunidade para celebrar a carreira de Chris e dar aos fãs, amigos e familiares a oportunidade de se reunirem e de se curarem. Precisamos de boas notícias agora, enquanto tentamos nos recuperar de uma perda tão chocante e dolorosa.

Enquanto que o STONE TEMPLE PILOTS teve uma carreira muito diferente do SOUNDGARDEN, eles são outra banda que foram desprezados e merecia pelo menos uma indicação em seu 1º ano de elegibilidade. STONE TEMPLE PILOTS e seus fãs lidaram com provações e tribulações em toda a carreira da banda. Quando o álbum de estréia deles foi lançado, "Core" (1992), o grupo foi ridicularizado como uma cópia do PEARL JAM e uma exploração ao grunge, apesar de várias músicas do disco de estréia terem sido compostas antes da formação do PEARL JAM. Para ainda mais esfregar na cara deles, após a indução do PEARL JAM no Hall of Fame em Abril/2017, foi colocada 01 placa na seção do Museu Pearl Jam do Hall of Fame afirmando que eles influenciaram o STONE TEMPLE PILOTS.

A morte de Scott Weiland há apenas 02 anos atrás faz com que, ver o STONE TEMPLE PILOTS entrar no Hall of Fame seria algo muito significativo, devido à espiral descendente de Weiland com o vício em seus últimos anos, destruindo a sua carreira e seus relacionamentos com muitos artistas na indústria da música. A sua carreira não foi realmente celebrada quando ele morreu tanto como outros músicos que faleceram nos últimos 02 anos e se Weiland tivesse morrido 05 anos antes - quando ainda era o vocalista do STONE TEMPLE PILOTS - ele teria recebido muito mais tributos, mas infelizmente a indústria da música está muito fria e eles viram menos oportunidades comerciais ao Hall of Fame desde que a sua carreira estava em um ponto baixo quando Weiland faleceu. O Hall of Fame seria uma ótima oportunidade para lembrarmos das realizações de Weiland e do STONE TEMPLE PILOTS, e dar-lhes o respeito que tanto tempo merecem.

ALICE IN CHAINS tem sido elegível há alguns anos e enquanto muitos pensam que o NIRVANA foi a 1ª banda grunge de Seattle a ter sucesso na MTV e na rádio, o ALICE IN CHAINS lançou o seu álbum de estréia em 1990, "Facelift", com o hit esmagador que foi a canção "Man in The Box", sendo realmente o 1º hit grunge a tocar nas rádios e MTV antes do NIRVANA explodir. Nos anos 90, Layne Staley chegou a falar em entrevistas sobre o quanto significaria para ele ganhar um prêmio Grammy, dizendo que isso o deixaria orgulhoso em subir ao palco para poder aceitá-lo.

ALICE IN CHAINS foi nomeado a vários Grammys, mas infelizmente nunca ganhou nenhum. Layne Staley até fez a sua última aparição pública no Grammy de 1997 e uma indicação do Hall of Fame para o ALICE IN CHAINS poderia dar a Layne uma reivindicação póstuma. O grupo foi uma das bandas mais influentes da década de 90, sendo que atualmente existe um grupo famoso de rock com muitos sucessos na rádio sob o nome de uma das músicas do ALICE IN CHAINS. Eles deveriam ser inesquecíveis no Rock'n Roll Hall of Fame...

Há muitas outras censuras... Bandas como o SMASHING PUMPKINS, TOOL, JANE'S ADDICTION e o NINE INCH NAILS, mas os seus membros ainda estão vivos... Com Chris, Scott e Layne falecidos, isto faria que uma indução ao Hall of Fame significaria muito mais, já que os seus legados são agora tudo o que nos resta.

É hora do Rock'n Roll Hall of Fame mostrar-lhes o respeito que merecem.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page