top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: a opinião de Kurt Cobain ao ouvir a banda KYUSS de Josh Homme


Dave Grohl falou de quando Kurt Cobain havia escutado pela 1ª vez a banda primária de Josh Homme, KYUSS, hoje frontman do QUEENS OF THE STONE AGE – em entrevista para a revista Mojo.

"Depois que a minha banda SCREAM havia terminado, o meu parceiro dessa mesma banda, Pete Stahl, ficou em Los Angeles e começou um novo grupo chamado WOOL. Eu já tinha entrado para o NIRVANA e ficávamos nos correspondendo por cartas, quando 01 vez Pete me escreveu: ‘Você tem que ouvir essa banda, KYUSS. Eles são daqui do deserto e é a levada mais pesada que já ouvi’".

“Então, em 1992 eu fui ao Off Ramp em Seattle (clube noturno) para vê-los numa apresentação. Você tem sorte se encontra uma banda de punk rock com um baterista que realmente pode detonar de verdade, porque geralmente nós víamos bateristas que eram uma agressão completa. KYUSS soava como cortes de espadas e depois eu comprei o álbum ‘Blues For The Red Sun’ e a produção de Chris Goss é tão perfeita, cara..., e também foi gravado no Sound City Studio - o mesmo onde foi gravado o disco ‘Nevermind’ do NIRVANA, o álbum de estréia do RAGE AGAINST THE MACHINE, o 2º disco do QUEENS OF THE STONE AGE, ‘Rated R’ e vários outros. Comprei pelo menos 50 cópias do álbum e entreguei às pessoas, sendo que eu nem conhecia os caras da banda e tinha acabado de vê-los tocar”.

“No bom sentido, eles eram agressores musicais e se você não tem o que é preciso para ficar pulando e agitando no palco, então nem tente, cara. Josh Homme e Nick Oliveri (ex-baixista do KYUSS e do QUEENS OF THE STONE AGE) são as pessoas mais doces do mundo, mas é melhor não esbarrar nesses caras, sabe? Eu acho que crescer no deserto os tornou quem eles são”.

“Me lembro de ter mostrado o disco do KYUSS para Kurt, dizendo: ‘Devemos chamar esse cara para produzir o nosso próximo álbum’, que no caso seria o disco ‘In Utero’. Kurt ficou olhando para mim e disse: ‘Sério? Você realmente pensa dessa forma?’ É claro que eu recuei e comecei a pensar: ‘Deus, talvez seja muito barulhento mesmo’. Então, gravamos o nosso último disco com o produtor Steve Albini (PIXIES, THE BREEDERS, FUGAZI e outros), mas KYUSS era uma força a ser comprovada, com certeza".

Confira o vídeo clipe da música "Green Machine" do KYUSS. Josh Homme era o guitarrista dessa banda e mais tarde Nick Oliveri deixou a guitarra para substituir o o baixista que havia saído do grupo:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page