Nirvana: Dave Grohl revela por quê a banda estava "fraturada" em 1992

September 18, 2017

 

O ex-baterista do NIRVANA, Dave Grohl, foi entrevistado pela revista Mojo e falou sobre o lendário desempenho da sua ex-banda no Reading Festival/1992 (Inglaterra), exatamente há 25 anos atrás:

 

 

"Muita coisa aconteceu nos 12 meses desde que tocamos no Reading Festival em 1991, quando ainda nem éramos conhecidos e fomos a 2ª ou 3ª banda a se apresentar no começo daquela tarde... Nós tivemos esses altos e incríveis momentos, assim como alguns períodos de baixa. Kurt estava na clínica de reabilitação e por isso não nos apresentamos e nem ensaiamos em certas épocas no ano de 1992. Kurt estava morando em Los Angeles e Krist (baixista) e eu estávamos morando em Seattle. A banda ficou fraturada de certa forma... Eu e Krist esperávamos voltar a tocar para participar do festival em 1992 e sem nenhum ensaio, nós realmente nos apresentamos e foi um dos melhores shows do NIRVANA na minha opinião".

 

 

A filha de Kurt Cobain e Courtney Love, Frances Bean Cobain, havia nascido menos de 02 semanas antes dessa histórica apresentação em meio a acusações sobre o uso rígido de drogas do casal - mais notoriamente por uma matéria de capa da revista Vanity Fair publicado no início daquele mês. 

 

Comentários nos bastidores do festival apontavam que o NIRVANA não iria se apresentar, devido à escandalosa e falsa notícia da revista Vanity Fair de que Courtney estava injetando heroína em plena gravidez, cujo bebê havia nascido deformado e deixado no banco de trás de um táxi - além dos rumores da saúde debilitada de Kurt. Por isso que Kurt entrou no palco sendo empurrado numa cadeira de rodas e vestido com um jaleco de paciente hospitalar, só para tirar aquela "palha".

 

 

Dave continuou: "Lembro-me de esbarrar nas pessoas que estavam nos bastidores do festival que me perguntavam: ‘O que você está fazendo aqui?’. E eu respondia: ‘Nós somos a porra de headliner do festival!’ As pessoas então falavam: ‘O quê? Eu pensei que vocês haviam cancelado a participação!' Me lembro de ter pensado, tipo: ‘Mas que porra está acontecendo aqui?’"

 

 

O Reading Festival de 1992 foi realizado em Agosto e o NIRVANA não se apresentava e nem ensaiava desde Junho daquele ano, após uma rápida turnê por 10 países em lugares como Irlanda, Espanha e países da Escandinávia - para suprir as datas canceladas quando estavam promovendo o clássico álbum “Nevermind” (2º disco, lançado em Setembro/1991). Estes shows são raros de se achar e muito cobiçado pelos fãs mais assíduos. Antes disso, a última apresentação da banda havia sido em Fevereiro/1992.

 

Para participar deste festival, Kurt aceitaria sob 01 condição: somente se ele escolhesse as principais e outras bandas para tocar no evento. Entre os artistas e grupos que contribuíram para o line-up à pedidos de Kurt, estavam: NICK CAVE, L7, MELVINS, PAVEMENT, EUGENIUS, TEENAGE FANCLUB, SCREAMING TREES, PJ HARVEY, PUBLIC ENEMY, SMASHING PUMPKINS, ROLLINS BAND, SHONEN KNIFE, URGE OVERKILL, MUDHONEY e outras...

 

Confira a performance “zoada” (pra variar) neste festival da clássica música “Smells Like Teen Spirit” (lançada em “Nevermind”), de quando a banda já não aguentava mais ter que tocá-la sempre em todos os shows:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Jimmy Chamberlin: baterista do Smashing Pumpkins revela bastidores de gravação e relacionamento musical com Billy Corgan

September 28, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead